Prefeito Marcus Melo participa de reunião do Condemat com representantes da CEF

Gabinete

29 de maio de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo participou da reunião do Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), nesta manhã de segunda-feira (29/05), com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF). O encontro teve o objetivo de apresentar linhas de crédito disponíveis para as administrações municipais captarem recursos para programas, projetos e obras.

Prefeitos e representantes das cidades do Alto Tietê tiveram a oportunidade de conhecer o portfólio de produtos que a Caixa Econômica disponibiliza, com foco principalmente naqueles que estão com recursos disponíveis para serem injetados nos municípios. “Foi uma ótima oportunidade para conhecer detalhes de programas e créditos que podem impulsionar o desenvolvimento dos municípios”, avaliou Melo.

Entre as opções apresentadas pela CEF está o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), que viabiliza recursos para serem aplicados em obras e aquisição de equipamentos. O gerente de Governos da Superintendência Regional da Caixa, Dalney Josmar Lindquist lembrou que além de recursos disponíveis, o PMAT tem um diferencial interessante para as prefeituras, que é o fato de ser uma operação de crédito descontigenciado e que, portanto, não interfere no limite global de endividamento público.

A equipe da Caixa Econômica também falou sobre os programas voltados para as áreas de Habitação (Minha Casa, Minha Vida) e sociais, assim como a possibilidade de financiamento de projetos liderados por consórcios regionais. “O Condemat promoveu essa reunião com o objetivo de aproximar as prefeituras da equipe da Caixa Econômica que é responsável pelo relacionamento com os municípios, justamente para que os prefeitos possam conhecer o que existe de programas e tentar viabilizar recursos para tocar a administração, já que todas as cidades enfrentam dificuldades financeiras. São várias as linhas de crédito apresentadas e cabe agora a cada prefeito avaliar as mais interessantes para suas cidades”, ressaltou o presidente do Condemat, Adriano Leite, prefeito de Guararema.

Na reunião, o Conselho de Prefeitos também tratou de questões pertinentes ao trabalho das Câmaras Técnicas do Condemat, como o 1º Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê previsto para o próximo dia 20 e o Bazar Regional do Fundo Social de Solidariedade, que será em setembro; da continuidade das ações do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e assuntos administrativos.

Além do presidente Adriano Leite e do prefeito de Mogi das Cruzes, estiveram presentes na reunião os prefeitos de Arujá, José Luiz Monteiro; de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima; de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes; de Santa Isabel, Fábia Porto; de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, além dos representantes de Ferraz de Vasconcelos, Haroldo Camargo (secretário de Governo); de Guarulhos, Oswaldo Choli (secretário-adjunto de Justiça); e de Poá, Robson Senziali (secretário da Fazenda).