Prefeito Marcus Melo empossa novos membros do Conselho Municipal do Idoso

Secretaria de Assistência Social

19 de abril de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo empossou, nesta tarde de quarta-feira (19/4), os novos membros do Conselho Municipal do Idoso. Durante a solenidade, que contou com a presença do vice-prefeito Juliano Abe e diversas autoridades, o padre Vicente Morlini, fundador do Instituto Pró+Vida São Sebastião, recebeu uma homenagem especial por sua história de dedicação aos idosos.

“O padre Vicente é um exemplo que queremos seguir em benefício dos idosos em nossa cidade. Avançamos muito nos últimos anos, com diferentes ações, programas e iniciativas que têm beneficiado a terceira idade, mas certamente podemos avançar ainda mais, oferecendo ainda mais estrutura para a qualidade de vida dos idosos”, afirmou o prefeito.

O Conselho Municipal do Idoso é composto por 18 membros titulares e 18 suplentes, sendo que o número de conselheiros é dividido igualmente entre representantes do Poder Público e da Sociedade Civil. Os novos conselheiros cumprirão mandato de dois anos (2016/2018) e trabalharão para cumprir as políticas públicas e os programas de apoio específicos da área. O presidente do órgão, assim como a mesa diretiva, serão definidos na primeira reunião ordinária.

A secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, falou sobre a importância do trabalho que será realizado pelos novos conselheiros. “Hoje é um dia muito especial porque consolidamos uma parceria entre a Prefeitura e a sociedade civil para defender os direitos da pessoa idosa”, afirmou. A presidente do Conselho na gestão 2014/2016, Juraci Fernandes, agradeceu pelo envolvimento de todos. “Quero deixar o meu agradecimento aos conselheiros que estão saindo e aos que estão chegando para mais uma caminhada”, disse.

O Conselho Municipal do Idoso foi criado em 1996 e está ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo como principal missão sugerir, acompanhar e cumprir as políticas públicas e programas de apoio específicos aos idosos na cidade, além de fiscalizar a destinação de recursos.

Doação de IR

Entre os recursos fiscalizados pelo Conselho Municipal do Idoso estão as doações destinadas ao Fundo Municipal do Idoso. Contribuintes do Imposto de Renda que quiserem colaborar com o custeio de serviços e projetos sociais destinados a idosos em Mogi das Cruzes podem doar parte do imposto devido à Receita Federal ao Fundo Municipal que financia ações nesse segmento.

Para o exercício de 2017, o contribuinte pessoa física pode doar até 6% do IR, com dedução somente na declaração de 2018. A destinação para o Fundo Municipal não aumenta nem diminui o valor do imposto de renda a pagar e não prejudica outras deduções como despesas de saúde.

Principais ações para Idosos

Centro Dia do Idoso: Atende 40 idosos de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade ou risco social e com necessidade de auxílio para atividades do cotidiano.

Vila Dignidade: Condomínio oferece 22 casas para idosos com mais de 60 anos, autossuficientes, com renda mensal de até 1 salário mínimo e sem vínculos familiares.

Coordenadoria Municipal do Idoso: Criada em 2010 realiza atividades e gerência políticas públicas voltadas para o idoso

Fundo Municipal do Idoso: Regulamentado em 2013 para financiar programas e ações voltadas aos idosos.

Pró-Hiper: Promove a saúde dos idosos por meio de atividades como hidroginástica, musculação, informática e vôlei adaptado, com supervisão multiprofissional.

Academia da Unica: Promove a saúde dos idosos por meio de atividades de hidroginástica e musculação, com supervisão multiprofissional. Conta com médico geriatra.

UnicaFisio: Inaugurada em setembro/2017 oferece atividades de reabilitação fisioterápica e ações de prevenção e qualidade de vida para idosos (musculação, hidroginástica e escola da coluna).

ATIs - Academia da Terceira Idade: Presentes em toda a cidade oferecem aulas monitoradas para pessoas da terceira idade.