Prefeito Marcus Melo acompanha lançamento da Plataforma dos Municípios

Gabinete

06 de fevereiro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo participou, na manhã desta terça-feira (06/02), do lançamento da Plataforma dos Municípios, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado e que conta com duas plataformas para auxiliar os municípios. O evento, realizado em São Paulo, contou com a presença do vice-governador e responsável pela secretaria estadual, Márcio França.

A Pró Municípios foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e tem como meta aproximar-se dos gestores de modo descomplicado, oferecer orientações, capacitar equipes e apoiar iniciativas de planejamento, gestão e políticas públicas. Já a E-Muove, uma parceria da Investe SP e a Muove Brasil, é uma ferramenta de inteligência que auxilia gestores públicos e técnicos na promoção do desenvolvimento econômico sustentável de suas cidades.

“A utilização de ferramentas tecnológicas para aumentar a eficiência da gestão pública é uma tendência mundial e que estamos buscando implementar em Mogi das Cruzes, por meio de iniciativas de inovação. Estas ferramentas que estão sendo apresentadas vão contribuir para a gestão dos municípios”, afirmou Marcus Melo.

Durante o evento, o prefeito assinou o convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação para que o município tenha acesso às plataformas. O Pró Municípios já está disponível para cerca de 100 cidades. Já a E-Muove será oferecida aos 645 municípios do estado.

“Administrar as cidades com recursos enxutos não é uma tarefa simples. Nossa meta é oferecer ao gestor o suporte necessário para a tomada de decisões que contribuam com as políticas públicas, e dessa forma, melhorar a qualidade de vida da população. O novo portal disponibilizará, além de informações, o suporte técnico do IPT, que conta com os melhores profissionais do Brasil, e capacitações para a elaboração de ações bem-sucedidas”, disse o vice-governador Márcio França.

O vice-governador também destacou a qualidade dos profissionais do IPT e destacou o instituto como um centro de excelência que, entre outras questões, pode atestar ao município, de forma técnica, se o produto que foi entregue corresponde ao que foi licitado, evitando problemas futuros. “Pretendemos colocar à disposição dos municípios o que São Paulo tem de melhor. E isso vai acontecer com o serviço do IPT à disposição das prefeituras”, disse.

Também participaram do evento o diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf, o sócio da Muove, Rodolfo Fiori, o diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, os deputados estaduais Abelardo Camarinha, Barros Munhoz, Caio França e Davi Zaia e o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, e o vereador Jean Lopes também acompanharam o lançamento. (Luiz Maritan)