Plano Municipal de Assistência Social está disponível para Consulta Pública até sexta-feira

Secretaria de Assistência Social

21 de agosto de 2018
Primeira reunião para elaboração do Plano Municipal de Assistência Social foi realizada no mês de maio (foto: Arquivo/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está disponibilizando o Plano Municipal de Assistência Social para o período de 2018 a 2021 para Consulta Pública. Até sexta-feira (24/08), é possível conhecer detalhes do estudo e enviar opiniões. Após esse prazo, o Plano será remetido para avaliação e deliberação do Comas – Conselho Municipal de Assistência Social com aprovação por meio de resolução do Conselho.

O Plano Municipal de Assistência Social tem como objetivo planejar de forma estratégica a organização, regulação e execução da Política de Assistência Social no município de Mogi das Cruzes para o próximo quadriênio, conforme previsto na LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social.

A elaboração do Plano Municipal de Assistência Social é uma responsabilidade do órgão gestor, submetido ao Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), incutindo, desta forma, o caráter democrático e de controle social. “Estamos construindo o Plano em conjunto com todos os atores, de uma forma transparente e democrática”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva. 

O trabalho é realizado por uma comissão formada por representantes da Vigilância Socioassistencial, Proteção Social Básica e Especial e do Conselho Municipal de Assistência Social, compreendendo profissionais da Secretaria de Assistência Social e dos equipamentos envolvidos. Para elaboração do estudo, foram utilizados o Diagnóstico Socioterritorial, o Plano Plurianual - PPA, as diretrizes estabelecidas pela Política de Assistência Social e as deliberações das conferências, levando em consideração a viabilidade orçamentária.

A Comissão designada estabeleceu algumas ações para ampliar a participação dos agentes envolvidos e criar espaços de trocas e construções coletivas que possibilitem a avaliação das metas contidas no Plano anterior e o estabelecimento de metas para o novo Plano.

A primeira ação foi a realização do encontro, no dia 16 de maio, com representantes dos serviços socioassistenciais para apresentar todo o processo de construção do Plano. Na ocasião, foram realizadas também as orientações para alimentação dos formulários on-line e para a aplicação da pesquisa com os usuários, e entregue o documento denominado “Informe com orientações para a realização do trabalho com os profissionais e usuários dos serviços”.

Detalhes técnicos

A participação da Rede Socioassistencial ocorreu por meio de uma ferramenta on-line com três questionários com as seguintes informações:

Essa estratégia foi utilizada visando garantir a escuta do maior número de profissionais. Os representantes dos serviços tiveram a responsabilidade de realizar discussões em seus locais de trabalho envolvendo equipe técnica, profissionais de nível médio e, na medida, do possível, usuários, para o preenchimento dos formulários. O trabalho foi realizado enrre 18 de maio e 8 de junho.

Encerrada esta etapa, a Comissão realizou a compilação e sistematização do material recebido, de forma a possibilitar a análise do processo de avalição do Plano de Assistência Social anterior, bem como definir as metas para o novo Plano.

Entre os dias 13 e 16 de agosto foram realizados novos encontros para retorno da primeira etapa do processo de trabalho e apresentação das metas estabelecidas para cada serviço. Os encontros contaram com a participação das equipes dos serviços

Durante os encontros, a Comissão realizou uma apresentação contendo breve introdução sobre as legislações pertinentes ao processo de elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social e informações da estrutura do Plano. Também foram apresentados dados quantitativos da participação dos diversos atores, do processo de avalição do Plano anterior, além da apresentação das metas dos respectivos serviços.

Anexos