Pelo 14º ano, Mogi das Cruzes é premiada pela qualidade no tratamento da tuberculose

Secretaria de Saúde

25 de setembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A qualidade das ações de combate à tuberculose realizadas em Mogi das Cruzes foi premiada pelo 14º ano como uma das melhores do Estado de São Paulo. Nesta segunda-feira (25/09), o Programa de Controle da Tuberculose da Prefeitura Municipal foi destaque no Fórum Estadual de Tuberculose pelo índice de 86% de cura de novos casos registrados em 2016. O evento foi realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

O município foi premiado ao lado de outras cidades paulistas que conseguiram alcançar a meta de cura preconizada pelo Ministério da Saúde. Além da taxa, também são analisados outros critérios, como qualidade dos exames, sistema de informação, busca de sintomáticos respiratórios, tratamentos supervisionados e número de teste de HIV realizados. "Este prêmio é resultado do comprometimento da equipe que cuida do Programa de Controle da Tuberculose no município ao longo destes anos", elogia o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. 

A tuberculose exige um período de tratamento que varia de seis meses a um ano, com acompanhamento médico mensal dos pacientes. A partir do diagnóstico e da aplicação dos medicamentos, os primeiros resultados são animadores e muitas vezes os pacientes acham que já estão curados, abandonando a terapia. Para evitar este problema, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve um programa de monitoramento da evolução dos casos, garantindo a frequência e a permanência dos pacientes no tratamento. Atualmente, 100 pessoas estão em tratamento na cidade.

Origem e transmissão

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É causada pelo Bacilo de Koch e sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa. Quando o doente tosse, fala ou espirra, ele espalha no ar gotas muito pequenas contendo o micróbio da tuberculose. A pessoa que respira este ar pode levar este micróbio para o seu pulmão. 

Os principais sintomas da tuberculose são tosse (em geral que persiste por mais de 15 dias), febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Entre os grupos mais vulneráveis estão portadores do vírus HIV, população carcerária, moradores de rua e dependentes químicos. 

Quem tiver dúvidas sobre a doença pode procurar qualquer unidade de saúde ou o Programa, que funciona na Unidade de Atenção aos Programas de Saúde (UAPS-1). O endereço é Rui Barbosa, 174, Jardim Santista. O diagnóstico da tuberculose pode ser feito em qualquer posto de saúde, mas o tratamento é disponibilizado na UAPS-1, UAPS-2 e também na Unidade Básica de Saúde da Vila Natal. Mais informações pelo telefone 4724-8047.