Palestra de orientação sobre câncer de próstata integra a programação do Novembro Azul

Secretaria de Mobilidade Urbana

16 de novembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Transportes, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Fundo Social de Solidariedade e o Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan) realizou, na tarde desta quinta-feira (16/11), uma palestra de orientação a funcionários e prestadores de serviços da Secretaria de Transportes, que faz parte da programação da campanha Novembro Azul.

A palestra foi comandada pelo médico diretor do Centro Oncológico do Alto Tietê, Jorge Abissamra Filho e foi uma ação de orientação, com o objetivo de estimular os participantes a fazerem os exames de prevenção que permitem o diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença esta comum nos homens, principalmente a partir dos 50 anos.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, participou da abertura do evento e parabenizou os organizadores e participantes. “Queria parabenizar a todos vocês, que devem ser os multiplicadores dessas informações a todas as pessoas que vocês amam. Acredito que hoje em dia o preconceito contra o exame que detecta o câncer de próstata já esteja menor. Não deixem nunca que isso os impeça de fazer algo que pode salvar vidas”, destacou.

A representante do Cecan, Andrea Melo, fez uma apresentação da entidade, que trabalha justamente com pacientes com câncer, bem como seus familiares. Falou sobre as atividades desenvolvidas pelo Cecan, sobre como a entidade se sustenta e também sobre os caminhos para aqueles que querem atuar como voluntários. O Cecan tem atualmente 7 funcionários e 72 voluntários e oferece, além de atendimento psicológico, social e jurídico, diversos tipos de oficinas.

O secretário municipal de Transportes, Eduardo Rangel, também falou aos presentes sobre a importância da ação. “Hoje vamos tratar de um assunto diferente daquilo que costumamos falar no nosso dia a dia. O foco hoje é a saúde de vocês. É fundamental que o homem adquira o hábito de se cuidar mais, para que tenha um aumento na expectativa de vida, igualando-se às mulheres”, destacou.

O médico e palestrante apresentou diversos dados sobre a doença. Um deles é que 80% dos idosos do sexo masculino virão a ter câncer de próstata. Em contrapartida, ele enfatizou que este é um câncer de crescimento lento, portanto a pessoa que mantiver uma rotina correta de exames certamente conseguirá se tratar e se recuperar da doença.

Ele lembrou ainda que, para a detecção, é preciso que haja uma combinação entre o exame de toque retal e o exame de sangue e que um dos grandes problemas em se tratando deste câncer é que ele é praticamente assintomático e em geral só vem a dar sinais após já ter se espalhado para outros órgãos, como para os ossos, por exemplo.

Acima de tudo, o profissional incentivou a manutenção de uma rotina anual de exames para homens com idade a partir dos 50 anos, como principal ferramenta para o diagnóstico e tratamento precoce.

Participaram da palestra agentes de trânsito da Prefeitura e funcionários das empresas Princesa, JSL e Condor Tur. (Lívia de Sá)