Orquestra e Banda Sinfônica se apresentarão em Campos do Jordão neste domingo

Secretaria de Educação

20 de julho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, iniciativas da Prefeitura de Mogi das Cruzes, foram escolhidas para se apresentar no 49º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que acontece até 29 de julho de 2018. As apresentações serão no próximo domingo (22/07) e contarão com a participação de solistas convidados.

“Mogi das Cruzes apresenta uma grande vocação musical e a música tem feito a diferença na vida de nossas crianças e jovens. É um orgulho para nossa cidade apresentar em um grande festival como este dois projetos importantes, como a Orquestra e a Banda Sinfônica”, destacou o prefeito Marcus Melo.

Em 2017, a Orquestra Sinfônica fez sua primeira participação no festival. Neste ano, serão dois grupos musicais representando a cidade: a Orquestra Sinfônica Jovem, que se apresenta no Auditório Claudio Santoro às 11h; e a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, às 14h, na Praça do Capivari. Ambos serão regidos pelo maestro Lelis Gerson e estão na reta final dos ensaios de preparação para os concertos.

A Orquestra Sinfônica Jovem, iniciativa da Secretaria de Cultura, apresentará um repertório formado por composições complexas dos principais compositores russos. Dentre as obras, haverá a celebrada “4ª Sinfonia” de Tchaikovsky, com cerca de 44 minutos ininterruptos, e o “Concerto para Trombone”, de Nikokai Rimsky-Korsakov, com a participação especial do solista Ricardo Pacheco.

A Banda Sinfônica Jovem, formada pelos alunos do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação, irá tocar cinco músicas, dentre elas a inédita obra “Suíte Popular nº1”, do compositor e saxofonista Hudson Nogueira. O músico participará dos últimos ensaios com a Banda, já que será o solista convidado a tocar com o grupo.

A presença dos dois grupos no festival marca a consolidação dos projetos musicais desenvolvidos na cidade, que são administrados pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. “Vivemos um momento musical muito importante para Mogi das Cruzes. Estamos coroando esse momento ao levar dois grupos para o maior festival da América Latina. Somos a única cidade levando orquestra e banda. Isso mostra que estamos no caminho certo e transformando a ‘Mogi da música’”, disse o maestro. (Kelli Correa Brito)