Novos Caminhos irá monitorar mais de 700 km de estradas vicinais da cidade

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

25 de maio de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo apresentou na tarde desta sexta-feira (25/05), no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o projeto Novos Caminhos, ferramenta inovadora para o monitoramento e manutenção dos mais de 700 quilômetros de estradas vicinais do município, que conta com 721 km2 de extensão. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura, por meio do programa Mogi é Agro, Educação, por meio do Educa + Mogi e Serviços Urbanos.

O projeto teve início com o mapeamento das estradas vicinais da cidade. Foram identificadas 189 vias, entre principais e secundárias, que receberam números para que todos os setores possam identificá-las da mesma forma. “O projeto permite que o sistema de transporte das estradas vicinais passe a ter um mapeamento adequado. Tinhamos várias vias com nomes diferentes conhecidos para diversos setores, foram identificadas 189 estradas que passam a ter um número oficial que será adotado pela comunidade como um todo”, explicou o prefeito.

Com o mapeamento das estradas, as informações foram trabalhadas por um grupo de trabalho formado pelas secretarias municipais de Agricultura, Educação, Serviços Urbanos, Planejamento e Urbanismo, Segurança, Saúde e Transporte. O monitoramento e manutenção das vias atende os produtores rurais e também a questão de segurança, a comunidade rural, saúde e emergências, turismo rural, transporte escolar e o transporte.

As informações foram inseridas em um sistema criado pela equipe da Divisão de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação, por meio do programa Educa + Mogi. Por meio de um aplicativo, motoristas do transporte escolar e profissionais das secretarias farão fotos dos trechos das vias com problema e encaminharam para o sistema. Será aberta uma notificação, que irá gerar uma ordem de serviço para reparos na via. O usuário receberá um retorno após a execução do serviço. Posteriomente o aplicativo será disponibilizado para a comunidade.

“O aplicativo possibilita uma gestão territorial que irá orientar a gestão administrativa para otimizar a aplicação dos recursos. Antes nos falam da estrada como um todo, com a ferramenta podemos saber exatamente o trecho onde está o problema”, explicou o secretário de Agricultura, Renato Abdo. A ferramenta foi apresentada pelo chefe da Divisão de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação, Weber Marques.

Participaram do evento o deputado estadual Marcos Damásio, o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Komura e os vereadores José Francimário Vieira de Macedo, Diego Amorim e José Antonio Cuco Pereira. Estiveram presentes a secretária de Educação, Juliana Guedes, o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Daniel Dias e os secretários municipais, Aurílio Caiado, de Finanças, Clodoaldo de Moraes, Desenvolvimento Econômico e Social e Daniel Lima, do Verde e Meio Ambiente. (Kelli Correa Brito)