Nova sede da Secretaria de Agricultura unifica serviços da Pasta

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

17 de novembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo entregou, na tarde desta sexta-feira (17/11), a nova sede da Secretaria Municipal de Agricultura, que passa a funcionar no Mercado do Produtor Minor Harada, no Mogilar, grande centro de comércio atacadista e varejista de produtos hortifrutigranjeiros de Mogi das Cruzes e região. Autoridades e representantes do setor do agronegócio da cidade participaram do evento e destacaram a importância de centralizar e unificar os serviços, facilitando o acesso de agricultores, atacadistas, varejistas e do público em geral.

“Conversamos no início do ano sobre esta mudança. O espaço estava subutilizado e o Mercado do Produtor possibilita um contato mais próximo da equipe da Secretaria com os produtores e outros segmentos da Agricultura”, disse o chefe do executivo. A área administrativa foi revitalizada e recebeu investimento de R$ 150 mil, além de apoio das secretarias municipais de Obras, Serviços Urbanos, Educação, Gestão e SEMAE. A nova sede conta com recepção, espaço para atendimento, sala de reuniões e auditório.

A oferta de serviços da Pasta em único local também foi destacado por Melo. “Muitas vezes o feirante ia até a Prefeitura para buscar um serviço e tinha que ir no Centro e aqui no Mercado. Agora todos os serviços estão concentrados em um só local. Estaremos mais próximos para entender as necessidades. A agricultura é um importante e tradicional segmento econômico de nossa cidade e vamos continuar avançando”, disse. O presidente do Sindicato Rural, Minoru Mori também ressaltou a importância do novo espaço. “A centralização dos serviços permite um atendimento mais dinâmico, o que será um diferencial para todos”, disse.

Cerca de 20 mil pessoas passam pelo Mercado do Produtor durante a semana. “Recebemos compradores, permissionários, atacadistas, varejistas e produtores, além da Feira Noturna e do Varejão aos domingos. A concentração dos nossos serviços irá facilitar a vida deste público e também otimiza o trabalho da equipe da Secretaria, que está unificada na nova sede”, disse o secretário de Agricultura, Renato Abdo. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30. A antiga sede da Secretaria de Agricultura continuará a receber a Feira Noturna do Centro, às quintas-feiras das 16 às 21 horas.

A Secretaria de Agricultura tem promovido projetos em prol do desenvolvimento do setor. A manutenção das estradas vicinais está entre as ações da Pasta, por meio do projeto Novos Caminhos, um mapeamento dos pontos críticos das estradas vicinais do município. A partir do resultado deste trabalho, foi solicitado um financiamento junto ao Governo Federal de R$ 4,7 milhões para a aquisição de equipamentos para a manutenção das estradas vicinais.

Outra frente de trabalho da Pasta são as capacitações tanto para feirantes para sua regularização, como para os agricultores, por meio do programa Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, que conta com os projetos “Alimento saudável é alimento seguro” e “Diversificação de Culturas”. Participaram do evento o vice-prefeito Juliano Abe, o deputado estadual Marcos Damásio, representantes do setor do agronegócio da cidade, secretários municipais e autoridades. (Kelli Correa Brito)