NAF incentiva a prática de esporte e a melhoria da qualidade de vida dos mogianos

Secretaria de Esportes e Lazer

20 de maio de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo inaugurou, na manhã deste sábado (18/05), o Núcleo de Avaliação Física (NAF), que funciona na estrutura anexa ao Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, no Mogilar. A estrutura realiza a avaliação gratuita das condições físicas dos interessados e orienta sobre a melhor atividade para o praticante, de acordo com as suas características.

“O NAF é mais um importante investimento que fazemos na área do esporte e da saúde. O equipamento vai ser muito importante para aqueles que buscam praticar esportes para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Todos poderão ter um diagnóstico preciso sobre a condição física e com isso realizar atividades, respeitando os seus próprios limites, evitando riscos desnecessários de lesões e outras complicações”, destacou Marcus Melo.

Os agendamentos podem ser feitos presencialmente ou pelo telefone 4798-6346. A partir de junho, também será possível fazer agendamento pela internet. O NAF funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h.

A avaliação compreende anamnese, aferição de pressão arterial, medição de frequência cardíaca, avaliação da composição corporal, avaliação postural e de flexibilidade, sênior fitness test (aptidão física de idosos), avaliação multifuncional, testes neuromotores, teste de potência muscular e teste submáximo de esforço. Todos os testes aplicados seguem as diretrizes internacionais do Colégio Americano de Medicina do Esporte e são acompanhados por professores de Educação Física especializados em avaliações físicas, contando em seu quadro com doutorandos, mestres e especialistas.

A estrutura tem capacidade inicial para atender entre 200 e 250 pessoas por mês, mas a expectativa é que esse número chegue a 800 pessoas/mês. O investimento foi de R$ 150 mil, entre a reforma da sala, móveis, equipamentos e insumos.

Também participaram da inauguração, o vice-prefeito Juliano Abe, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães, o presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai, os vereadores Marcos Furlan, Jean Lopes, Edson Santos, Rodrigo Romão, José Francimário Vieira de Macedo, o Farofa, e Pedro Komura, além dos atletas da equipe Mogi das Cruzes / Helbor de basquete masculino e do time de futsal feminino do município.

O NAF fica na rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560 – Mogilar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6346. (Luiz Maritan)