Mogi das Cruzes recebe reunião do Fórum Paulista de Mobilidade Urbana nesta quinta e sexta

Secretaria de Mobilidade Urbana

07 de novembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes recebe nesta quinta e sexta-feira (08 e 09/11) a 69ª reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. O encontro acontecerá no Espaço de Eventos Cantos da Mata, em Taiaçupeba, e reunirá representantes de cidades de todo o estado de São Paulo, além de autoridades. O secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Júnior, o diretor-geral do Detran, Maxwell Borges de Moura Vieira, e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizete, deverão estar presentes na reunião.

“Esta será a primeira vez que Mogi das Cruzes receberá uma reunião do Fórum Paulista e trará temas importantes para a mobilidade urbana, que se refletem no dia a dia das cidades. Esta troca de experiência é importante para buscar melhorias para a população”, destacou o prefeito Marcus Melo.

Criado em 1994, o Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana é formado por representantes de municípios de todas as regiões do estado para discussões sobre temas referentes ao transporte coletivo, trânsito, segurança viária, entre outras questões relativas à mobilidade urbana. Entre as autoridades presentes na edição mogiana estão o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizete, que é prefeito de Campinas, e o presidente da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTP), Ailton Braziliense Pires.

Durante o fórum,  representantes de municípios de todo o estado de São Paulo para discussões sobre temas referentes ao transporte coletivo, trânsito, segurança viária, entre outras questões relativas à mobilidade urbana. Os temas de cada reunião são definidos de acordo com os assuntos relacionados ao tema que estão em destaque no país.

A programação da reunião desta semana começa na quinta-feira, com o credenciamento a partir das 8 horas. Na sequência, às 9 horas, acontecerá a cerimônia de abertura, enquanto das 10h45 às 12 horas será realizada a primeira sessão técnica, com o tema “Planos de Mobilidade (prazos, modelos e experiências, a implantação e gestão dos Planos de Mobilidade, ciclovias e pedestres)”. Logo a seguir, acontecerá uma sessão especial, com a apresentação do projeto em desenvolvimento sobre o transporte público a ser enviado aos candidatos eleitos na última eleição. A proposta estará aberta para debate com os presentes.

O período da tarde começa às 14 horas, com a segunda sessão técnica, que tem como tema “O futuro dos estacionamentos rotativos diante das novas tecnologias” e a reunião exclusiva dos secretários e dirigentes públicos de mobilidade urbana. Os trabalhos do primeiro dia serão finalizados com a terceira sessão técnica, que discutirá o transporte de passageiros por aplicativos.

Na sexta-feira, os trabalhos começam às 9 horas, com a quarta sessão técnica, que terá como tema “Cálculo da Planilha Tarifária”. Esta etapa será uma capacitação dos técnicos para utilização da planilha utilizada para o cálculo. O encerramento da 69ª reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana acontecerá às 12h30.

A participação nos debates e sessões técnicas é exclusiva para os membros do Fórum Paulista e autoridades cadastradas. (Luiz Maritan)