Mogi das Cruzes participa pela primeira vez da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

10 de outubro de 2018
Os interessados poderão assistir a apresentação de projetos de impacto social desenvolvidos ao longo desta semana e palestra com especialistas da área. (Foto: Junior Lago/PMMC)

Pela primeira vez, a Prefeitura de Mogi das Cruzes irá participar da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A abertura será na próxima segunda-feira (15/10), às 9 horas, no Polo Digital de Mogi das Cruzes em Cezar de Souza. Referência no empreendedorismo de inovação, a cidade conta com um ecossistema de inovação, que tem fomentado o desenvolvimento deste setor.

A programação será de 15 a 19 e outubro com palestras, atividades e exposições com o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população. A abertura contará com a palestra de Helio Dias, presidente do Instituto de Valorização de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo (IVEPESP) e a Mostra de Tecnologia da Cidade, que apresentará, até às 16 horas, oito trabalhos realizados na cidade.

“Criamos políticas públicas para fomentar este segmento e proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento de novas startups e tecnologias em nossa cidade. Participar desta semana nacional de atividades voltadas para ciência e tecnologia demonstra que Mogi das Cruzes está no mapa da inovação nacional”, disse o prefeito Marcus Melo. A programação contará com atividades na Polo Digital, Fatec de Mogi das Cruzes, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Associação Comercial de Mogi das Cruzes e com participação de parceiros.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes, destacou as atividades voltadas para a Indústria 4.0. “Teremos na programação uma visita no Senai de São Caetano para conhecermos uma planta da Indústria 4.0, além de uma palestra sobre o tema no Polo Digital. A Prefeitura de Mogi das Cruzes tem feito um grande trabalho para fomentar o comportamento empreendedor, por meio da inovação, e desenvolver a Indústria 4.0 em nosso município”.

Mogi das Cruzes conta com um Sistema Municipal de Inovação, formado pelo Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia – CMIT, o Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia – FMIT e o Polo Digital de Mogi das Cruzes, ações importantes para movimentar o ecossistema de inovação da cidade. Em setembro foi entregue a Escola de Empreendedorismo e Inovação, da Secretaria de Educação, que também atuará neste segmento. Confira abaixo programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mogi das Cruzes. (Kelli Correa Brito)

Programação

15 de Outubro
9h – Abertura (Local: Polo Digital)
10h30 – Palestra de Helio Dias, presidente do Instituto para a Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo (Local: Polo Digital)
Até às 16 horas – Mostra de Tecnologia da Cidade com oito empresas (Local: Polo Digital)

16 de Outubro
14h – Palestra “MEI Tools” com representante do IEL - Instituto Euvaldo Lodi (Local: Polo Digital)

17 de Outubro
8h – Visita técnica da planta i4.0 (Local: Senai de São Caetano do Sul) - Grupo fechado
14h – Palestra “i4.0” com Carlos Alberto Yamanaka, diretor executivo da AeroRack e vice-presidente da Agestab (Local: Polo Digital)
19h – Apresentação TCC Startup Fatec e Apresentação sobre Realidade Virtual (Local: Fatec de Mogi das Cruzes)

18 de Outubro
9h – Palestra “Perfil Inovador da Mulher Empreendedora”, com Felipe Martins (Local: Associação Comercial de Mogi das Cruzes)
14h – Palestra “Novas Tecnologias para Educação” – Secretaria Municipal de Educação (Local: Polo Digital)

19 de Outubro
9h às 16h – II Show Case: Mostra de projetos do Polo Digital (Local: Polo Digital)
14h – Encerramento da semana e lançamento do programa Sebrae-SP “Agentes Locais de Inovação (Local: Polo Digital)