Marcus Melo viaja aos EUA em busca de investimentos para Mogi das Cruzes

Gabinete

11 de agosto de 2017
Prefeito Marcus Melo embarcará para os Estados Unidos neste domingo, dia 13, e cumprirá agenda extensa, com visitas a empresas e centros de negócios (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

O prefeito Marcus Melo se licenciará do cargo durante sete dias e, neste período, viajará para os Estados Unidos em busca de parcerias e investimentos para Mogi das Cruzes. A licença, aprovada pela Câmara Municipal, vai de 13 a 20 de agosto. Melo embarcará neste domingo, dia 13, como parte de uma Missão Internacional organizada pela Prefeitura de Guarulhos – o prefeito guarulhense Gustavo Henric Costa, o Guti, convidou Melo por conta do bom trabalho administrativo realizado em Mogi. Um grupo de empresários locais participará da missão, com o objetivo de firmar lanços comerciais com os norte-americanos.

“Recebi o convite para participar desta Missão Internacional e aceitei, pois a programação prevê visitas a empresas e centros de inovação tecnológica que podem significar investimentos para Mogi das Cruzes no futuro. Vivemos um momento de crise econômica no Brasil, que aos poucos começa a dar sinais de melhora e é fundamental que a Prefeitura tome a frente neste processo, incentivando as empresas e prospectando parcerias que podem incrementar a economia local”, afirmou o prefeito mogiano, que pagará suas despesas de viagem. O vice-prefeito Juliano Abe assumirá interinamente a Prefeitura neste período.

Melo lembra que, apesar das dificuldades econômicas que afetam a grande maioria da administrações municipais, Mogi das Cruzes mantém todas as obras em andamento, assim como o pagamento de fornecedores. Os cortes estão sendo feitos no custeio da Prefeitura, em itens como materiais de escritório, energia elétrica, água e insumos, além de corte de gratificações e pagamento de horas-extras apenas para os serviços essenciais.

“Estamos administrando a Prefeitura com os olhos atentos aos gastos, poupando cada real que é possível. Paralelamente, também investimos em ações inovadoras, como o Polo Digital, cujo objetivo é reunir propostas que aqueçam a economia com ideias criativas e de baixo custo. Além disso, tenho visitado as empresas mogianas semanalmente, conversando com quem produz e procurando agilizar processos e trâmites administrativos dentro da Prefeitura, sempre como o objetivo de gerar empregos e divisas para a cidade”, observa o prefeito.

Agenda movimentada

Nos Estados Unidos, Marcus Melo cumprirá uma extensa agenda. O principal evento acontecerá na próxima quinta-feira, dia 17, na capital Washington, quando haverá uma reunião no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – que tem, entre seus objetivos, oferecer investimentos e recursos para projetos de melhoria de infra-estrutura. O prefeito mogiano terá contato com executivos do banco, que é uma das principais fontes de financiamento externo para toda a América Latina.

“Será uma oportunidade importante, pois conversaremos com executivos de uma instituição que investe em áreas como inclusão social, produtividade, inovação e integração econômica, que são eixos de atuação do BID na atualidade”, observa. O prefeito levará na bagagem um rico material de divulgação sobre Mogi das Cruzes, como cartilhas e folhetos, todos produzidos em inglês, com informações detalhadas sobre a cidade – localização estratégica, importância econômica e presença de mão-de-obra qualificada, entre outros. O material será encaminhado a possíveis investidores, com a meta de atrair recursos e eventuais parcerias público-privadas.

Melo também conhecerá o Center of Innovate Technology (CIT), uma corporação sem fins lucrativos fundada em 1985 que estuda e cria ambientes favoráveis para o desenvolvimento da economia de base tecnológica, com o objetivo de acelerar a inovação, a imaginação e as novas gerações de empresas de tecnologia. A visita acontecerá na terça-feira, dia 15.

Na quarta-feira, dia 16, o prefeito participará de um Seminário de Negócios no Fairfax Country Economic Development Authority. O evento abordará temas como os incentivos estaduais para empresas, além de uma apresentação sobre o papel da entidade, que auxilia empresas novas com informações gerais sobre o mercado.

“Mogi das Cruzes é uma cidade próspera, bem administrada e que tem espaço para crescer ainda mais. Contamos com o distrito industrial do Taboão, que é a principal área de expansão de toda a Grande São Paulo, e uma economia preparada para atrair novos investidores, com universidades, a Fatec e escolas como o Senai. Esta missão surgiu em um momento propício e vamos mostrar o potencial de Mogi aos americanos, visitando escritórios e centros de negócios definidos cuidadosamente e que podem nos proporcionar resultados positivos no futuro próximo”, finalizou. (Marco Auréllio Sobreiro)