Mais de 19 mil alunos participam de avaliação nesta quarta e quinta-feira

Secretaria de Educação

13 de junho de 2018
Nesta quarta-feira (13/06) foi feita a avaliação de Língua Portuguesa e na quinta-feira (14/06), será a de Matemática. (Foto: Divulgação/PMMC)

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes iniciou nesta quarta-feira (13/06) a aplicação da Aprendi – Avaliação Municipal das Aprendizagens, desenvolvida pela equipe do Departamento Pedagógico da Pasta. A prova será aplicada para 19.469 alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de 71 escolas municipais. Nesta quarta-feira (13/06) foi feita a avaliação de Língua Portuguesa e na quinta-feira (14/06), será a de Matemática.

A Aprendi tem como objetivo avaliar o Ensino Fundamental a fim de prover subsídios consistentes e cíclicos sobre a situação de ensino-aprendizagem da rede municipal de ensino. “Este é o segundo ano em que aplicamos a prova desde o 2º ano. A avaliação permite que cada unidade possa analisar os resultados e replanejar sua prática, é um importante instrumento para continuarmos avançando na qualidade de ensino oferecida às nossas crianças”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

O conteúdo da prova é pautado na nas "Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores" do Ministério da Educação, alinhado à  Proposta Curricular da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes. “Os resultados possibilita que façamos uma formação para professores e equipe gestora das escolas mais adequada às suas necessidades, além de contribuir para o projeto político-pedagógico de cada unidade”, avalia Mitch Rodrigo Almeida, da Divisão de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação.

Cada aluno recebe um caderno de prova de cada disciplina, sendo que cada caderno contém 11 questões para as turmas de 2º e 3º anos e 15 questões para as turmas de 4º e 5º ano.  As avaliações são aplicadas por professores das escolas, mas em turmas diferentes das que lecionam. Os resultados são registrados no Sistema de Gestão Educacional – SGE da Secretaria de Educação e depois são disponibilizados para as escolas. A Aprendi é realizada duas vezes ao ano e a próxima avaliação será no segundo semestre. (Kelli Correa Brito)