Mais de 12,5 mil vagas em cursos gratuitos foram oferecidas pelo Crescer em 2017

Secretaria de Educação

05 de janeiro de 2018
Ao longo de 2017, Crescer ofereceu um total de 12.565 vagas, em cursos nas áreas de gestão, comércio, indústria, saúde, beleza, informática, artesanato e gastronomia (Guilherme Berti/PMMC)

O Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação, ofereceu no ano de 2017 um total de 12.565 vagas em cursos gratuitos nas seis unidades do programa, localizadas na Vila Natal, Braz Cubas, Centro, Cezar de Souza, Vila Brasileira e Jundiapeba. Os cursos são nas áreas de gestão, comércio, indústria, saúde, beleza, informática, artesanato, gastronomia, entre outros. As próximas inscrições serão nos dias 1 a 3 de fevereiro.

Em 2017, os cursos foram divididos em dois blocos, sendo um no início do ano, com 5.555 vagas e um segundo módulo, com 5.810. Em novembro, minicursos voltados para o Natal ofereceram 1,2 mil oportunidades. “Aqueles que procuram os cursos do Crescer já têm um diferencial, porque tiveram a iniciativa de buscar conhecimento e conquistar uma nova fonte de renda. Estamos trabalhando para continuar avançando e oferecer um maior número de vagas”, disse o prefeito Marcus Melo.

O programa une educação e qualificação profissional básica com a oferta de cursos gratuitos e função qualificadora das turmas de EJA - Educação para Jovens e Adultos. Tem como objetivos ampliar a escolaridade e a geração de renda, aperfeiçoamento profissional e inserção no mercado de trabalho. Há cursos para jovens a partir dos 14 anos. O Crescer oferece ainda cursos descentralizados em associações e instituições da cidade, promove ações junto ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes e está presente nas edições do Bairro Feliz.

O empreendedorismo também faz parte do currículo dos cursistas. No encerramento do primeiro bloco de cursos em maio, os alunos Margarete Mitico Noyama Ogata, Fernando Pereira de Melo e Itatiana Rodrigues de Carvalho Maia apresentaram suas histórias de sucesso. Para Melo, o programa mudou sua vida. “Agregou muito no meu trabalho. Eu que fazia eventos em casa, hoje tenho meu próprio buffet e montei cardápios baseados no que aprendi”, contou.

Em sua segunda edição, o Concurso Gastronômico do Crescer conquistou alunos e ex-alunos dos cursos de culinária do programa. Realizado durante o mês do Outubro da Educação no Crescer da Vila Natal, o concurso teve como vencedoras Sandra Aparecida Almeida com um Cuscuz Marroquino incrementado na modalidade Mestre-Cuca (Receitas Salgadas) e a dupla Andreia Rodrigues Nakagawa e Ilda Rodrigues Neves na modalidade Mestre Confeiteiro (Receitas Doces) com um bolo de andares de nozes.

Neste ano, os alunos conheceram mais sobre “Cultura Startup – Empreendedorismo e Inovação” com a palestra de Rodrigo Garzi, coordenador do Polo Digital de Mogi das Cruzes e do prefeito Marcus Melo, realizada em novembro. “O Crescer visa incentivar o empreendedorismo e a economia criativa. O Polo Digital é um novo segmento econômico em nossa cidade e é fundamental que nossos alunos conheçam este novo mercado”, observou a secretária de Educação, Juliana Guedes. (Kelli Correa Brito)