Intensificação de vacinação contra HPV, Meningo C e Hepatite B acontece a partir desta segunda-feira

Secretaria de Saúde

21 de julho de 2017
Vacinação poderá ser feita em todas as unidades básicas de saúde ou nas unidades do Programa Saúde da Família do município (Ney Sarmento/PMMC)

Mogi das Cruzes participará, a partir desta segunda-feira (24/07), de uma campanha para melhoria da cobertura das vacinas contra o HPV e Meningo C Conjugada e Hepatite B. A ação acontecerá em todo o estado de São Paulo até a próxima sexta-feira (28/07). Todas as unidades básicas de saúde e do Programa Saúde da Família do município terão à disposição da população doses para a imunização que é voltada a crianças e adolescentes. A idade do público-alvo varia de acordo com o tipo de vacina e é importante que as pessoas levem a carteirinha de vacinação.

A vacina contra o HPV é indicada para meninas entre 9 e 14 anos; meninos entre 11 e 14 anos de idade; e meninos, meninas, homens e mulheres que vivem com HIV/Aids. O HPV é causado pelo papilomavírus humano e é uma doença sexualmente transmissível. Ela é de difícil cura e se manifesta por sintomas como verrugas que surgem na região íntima após o contato sexual com um indivíduo infectado. É também a principal causa do câncer do colo de útero nas mulheres e de câncer em órgãos genitais masculinos.

Já a vacina Meningo C Conjugada deve ser tomada por meninos e meninas entre 12 e 13 anos. Ela protege o organismo contra o meningococo tipo C, causador de meningites e meningococcemia, que é uma infecção generalizada, com manifestações de manchas avermelhadas pelo corpo.

Por fim, a imunização contra Hepatite B deve ser feita a partir dos 9 anos de idade, adolescentes, adultos e pessoas com 50 anos ou mais de idade, seja para início ou complementação do esquema vacinal. A imunização protege contra o vírus da Hepatite B, um dos responsáveis pela hepatite, que é a inflamação do fígado.

Em todos estes casos, a vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção das doenças.

A vacinação pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde ou nas unidades do Programa Saúde da Família, das 8h às 16h30. Quem tiver alguma dúvida sobre imunização deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 4798-6768. (Luiz Maritan)