Intensificação de vacinação contra HPV, Meningo C e Hepatite B acontece a partir desta segunda-feira

Secretaria de Saúde

21 de julho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes participará, a partir desta segunda-feira (24/07), de uma campanha para melhoria da cobertura das vacinas contra o HPV e Meningo C Conjugada e Hepatite B. A ação acontecerá em todo o estado de São Paulo até a próxima sexta-feira (28/07). Todas as unidades básicas de saúde e do Programa Saúde da Família do município terão à disposição da população doses para a imunização que é voltada a crianças e adolescentes. A idade do público-alvo varia de acordo com o tipo de vacina e é importante que as pessoas levem a carteirinha de vacinação.

A vacina contra o HPV é indicada para meninas entre 9 e 14 anos; meninos entre 11 e 14 anos de idade; e meninos, meninas, homens e mulheres que vivem com HIV/Aids. O HPV é causado pelo papilomavírus humano e é uma doença sexualmente transmissível. Ela é de difícil cura e se manifesta por sintomas como verrugas que surgem na região íntima após o contato sexual com um indivíduo infectado. É também a principal causa do câncer do colo de útero nas mulheres e de câncer em órgãos genitais masculinos.

Já a vacina Meningo C Conjugada deve ser tomada por meninos e meninas entre 12 e 13 anos. Ela protege o organismo contra o meningococo tipo C, causador de meningites e meningococcemia, que é uma infecção generalizada, com manifestações de manchas avermelhadas pelo corpo.

Por fim, a imunização contra Hepatite B deve ser feita a partir dos 9 anos de idade, adolescentes, adultos e pessoas com 50 anos ou mais de idade, seja para início ou complementação do esquema vacinal. A imunização protege contra o vírus da Hepatite B, um dos responsáveis pela hepatite, que é a inflamação do fígado.

Em todos estes casos, a vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção das doenças.

A vacinação pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde ou nas unidades do Programa Saúde da Família, das 8h às 16h30. Quem tiver alguma dúvida sobre imunização deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 4798-6768. (Luiz Maritan)