Inscrições para Olimpíada e Mostra de Robótica podem ser feitas até 15 de setembro

Secretaria de Educação

12 de setembro de 2017
A EM Fujitaro Nagao, que participa do projeto de Robótica Educacional da Secretaria de Educação, está inscrita na Olimpíada Mogiana de Robótica. Voluntários terão formação nesta sexta. (Foto: . . .

Unidades escolares da região do Alto Tietê podem se inscrever até sexta-feira (15/09) na 1ª Olimpíada Mogiana de Robótica e na 3ª Mostra Municipal de Robótica Educacional, promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.robotica.se-pmmc.com.br. Os eventos serão realizados nos dias 24 e 25 de outubro de 2017 na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, na Rua Braz Cubas, 470, Centro.

Os robôs montados pelos alunos estão em exposição no térreo do prédio sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A 1ª Olimpíada Mogiana de Robótica é dividida em duas categorias: Seguidor de Linha (simulação de resgate) e Sumô de Robôs. A competição segue a programação da etapa prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Podem participar alunos do ensino fundamental e se houverem vagas remanescentes serão atendidos alunos do ensino médio e técnico.

Com o objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, a 3ª Mostra Municipal de Robótica Educacional também está com inscrições abertas. As escolas deverão inscrever as atividades realizadas por alunos, que resultem no desenvolvimento de um protótipo robótico para solucionar problemas cotidianos ou melhorar e automatizar algum processo. Mais informações e o regulamento dos eventos estão disponíveis no site da competição.

Robótica de Mogi em destaque

Neste ano, a EM Fujitaro Nagao, pioneira no projeto, foi finalista da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica e foi escolhida como a escola pública com melhor desempenho do Estado de São Paulo, fato que já havia acontecido em 2015. Outras quatro escolas municipais também desenvolvem o projeto, desde 2013: EM Cel. Almeida – Centro, EM Antonio Pedro Ribeiro – Moralogia, EM Prof. Dr. Jair Rocha Batalha – Braz Cubas, EM Profª Apparecida Ferreira Cursino – Jardim Universo.  

Na rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, o Programa de Tecnologia Educacional atende 67 escolas da rede municipal de ensino e 25,5 mil alunos, sendo 10,7 mil do programa Escola de Tempo Integral. (Kelli Correa Brito)