Furto de equipamento elétrico deixa moradores da Vila Moraes sem água nesta segunda (26/06)

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

26 de junho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Cerca de 1.500 moradores da Vila Moraes estão sem água desde a madrugada desta segunda-feira (26/06) devido ao furto de um equipamento elétrico no sistema que faz o bombeamento para o bairro. A equipe da Divisão de Manutenção Eletromecânica do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) atua no local e a previsão é de que o abastecimento seja restabelecido no final da tarde.

Este é o terceiro caso de furto a uma estrutura da autarquia em 2017: em março, houve uma ocorrência na Estação Elevatória de Água Passaredo (Jardim Maricá), e em maio, na Estação Elevatória de Esgoto Nova Mogi (Caputera). Além do prejuízo operacional, esses crimes provocam impacto financeiro aproximadamente R$ 20 mil. Somados às 15 ocorrências do ano passado, o valor ultrapassa R$ 220 mil.

O Semae está reforçando a segurança das unidades com adequações civis e uso de alarmes e monitoramento. A autarquia pediu intensificação de rondas da Guarda Municipal e dialoga com outras companhias de saneamento (que passam pelo mesmo problema) para troca de informações sobre métodos e sistemas de segurança.

O furto de equipamentos compromete o abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto em diversos bairros de Mogi das Cruzes. “Muitos dispositivos furtados são específicos e de difícil reposição no mercado, o que paralisa o sistema por muitas horas, prejudicando a população”, afirma o diretor-geral do Semae, Paulo Beono Jr.

A autarquia pede o apoio dos moradores vizinhos às unidades do Semae para que denunciem à polícia caso percebam alguma situação suspeita. (Julio Nogueira)