Fundo Social forma quinta turma do projeto Chefs Notáveis

Fundo Social

17 de maio de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Fundo Social de Mogi das Cruzes promoveu, na noite desta quinta-feira (16/05), a formatura da quinta turma do projeto Chefs Notáveis. Ao todo, formaram-se 20 alunos, com idades entre 18 e 59 anos, atendidos pela Associação Social para Educação e Tratamento dos Excepcionais – ASETE. A cerimônia aconteceu no salão social da Associação de Servidores Municipais de Mogi das Cruzes.

Os alunos aprenderam, entre os meses de abril e maio deste ano, técnicas de manipulação, corte e preparo de alimentos, com aulas comandadas pela chef Luriana Toledo. Aprenderam também a produção de doces artesanais, com a professora Sheyla Reis, que também é monitora do projeto.

Além da cerimônia de entrega dos certificados de conclusão, o evento contou com um jantar, preparado pelas monitoras do curso, com ajuda da turma de alunos e também de voluntários. Assim, os presentes puderam saborear um jantar completo, que teve ratatuille como entrada, risoto de calabresa defumada na cerveja preta como prato principal e, para a sobremesa, minicupcakes.

Pelo projeto, esta é a primeira turma de alunos da ASETE, porém já está confirmado que a entidade terá uma segunda turma, no segundo semestre deste ano.

“É com imensa alegria que estamos aqui, celebrando mais uma formatura do Chefs Notáveis. Este é um projeto que teve início em 2017 e conta com a grande parceria da Luriana Toledo e da Sheyla Reis. Sem essas duas, o projeto não existiria”, destacou a presidente do Fundo Social, Karin Melo, que deixou um agradecimento também à ASETE, aos familiares dos alunos e aos voluntários do programa Família Solidária, que novamente participaram do evento, auxiliando com serviços na cozinha e no salão.

“Muito obrigada à ASETE, por confiar no nosso trabalho e permitir que a gente entrasse lá com esse projeto. Obrigada também aos familiares dos alunos pelo imenso carinho que vocês nos trazem. E um agradecimento especial aos voluntários do Família Solidária, que estão desde ontem empenhados no preparo desse jantar”, pontou.

Antes da ASETE, o projeto Chefs Notáveis formou duas turmas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em 2017, e duas da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Jovita Franco Arouche, em 2018. Com mais essa formatura, chega a 75 o número total de alunos capacitados pelo curso.

A inspiração do projeto veio do Instituto Chefs Especiais, uma escola com cursos de gastronomia para portadores de Síndrome de Down, que realiza jantares temáticos beneficentes na capital.

A cerimônia de formatura da quinta turma do projeto Chefs Notáveis também contou com a presença do vice-prefeito, Juliano Abe, da presidente da ASETE, Yonemi Hamaguchi, de diversos secretários municipais e também de representantes do Legislativo, como os vereadores Pedro Komura, Emerson Rong e Rodrigo Romão. (Lívia de Sá)