Funcionários da Prefeitura se mobilizam em prol da campanha Mogi+Azul

Fundo Social

22 de novembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Os funcionários da Prefeitura de Mogi das Cruzes, em seus mais diversos setores e Secretarias, demonstraram nesta quarta-feira (22/11) o apoio à campanha Mogi+Azul, que se estende até o final de novembro. O objetivo da ação é sensibilizar e conscientizar homens de toda a cidade, sobre a necessidade da realização de exames periódicos, como prevenção ao câncer de próstata e outras doenças que acometem pessoas do sexo masculino com mais frequencia. Por isso, para simbolizar a campanha, todos se vestiram de azul.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, percorreu diversos prédios da Prefeitura, como um sinal de reconhecimento e agradecimento a todos que se envolveram na ação. Além dos três andares, mais o térreo do prédio-sede, ela também esteve nas sedes do Semae, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Escola de Governo e Gestão e Secretaria de Assistência Social, que atende no prédio II da Prefeitura, na rua Francisco Franco.

“Agradeço mais uma vez a todos os funcionários da Prefeitura, que sempre apoiam essas campanhas de conscientização. Essas são ações que buscam em primeiro lugar a preservação da vida, portanto precisam ser levadas a sério e dependem do egajamento e da mobilização das pessoas. Quanto mais pessoas conseguimos atingir, mais próximo chegaremos do nosso objetivo", destacou, acrescentando que a quebra do preconceito é o caminho para que cada vez mais homens passem a fazer os exames dentro da rotina adequada. 

Durante todo o mês de novembro, os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) da cidade estão decorados de azul e promovem rodas de conversa em salas de espera para esclarecer o público masculino sobre câncer de próstata e outras doenças que mais acometem os homens, como diabetes, hipertensão e ansiedade.

Além disso, estão sendo agendados exames de PSA (exame de sangue) para homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos dozes meses. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima de sua residência para obter as orientações necessárias.

O PSA – Antígeno Prostático Específico – é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.

Também são realizados os exames de ultrassom, para verificação do tamanho da próstata, e o exame de toque retal, ambos solicitados conforme critério médico. Estas e outras informações estão sendo divulgadas pelas unidades de saúde para ampliar a prevenção entre os homens, assim como ocorreu com as mulheres na prevenção do câncer de mama, durante o Mogi+Rosa, no mês de outubro.