Fórum Paulista discute mobilidade urbana durante reunião em Mogi das Cruzes

Secretaria de Mobilidade Urbana

08 de novembro de 2018
Prefeito Marcus Melo lembrou o tema mobilidade urbana é um dos maiores desafios dos gestores públicos e destacou a importância da discussão sobre o tema (Ney Sarmento/PMMC)

O trânsito, o planejamento urbano e o transporte coletivo estão sendo discutidos nesta quinta e sexta-feira (08 e 09/11), durante a 69ª reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, que está acontecendo em Mogi das Cruzes. O prefeito Marcus Melo participou da cerimônia de abertura, que também contou com o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Júnior.

“O tema mobilidade urbana é o grande desafio das cidades e dos gestores públicos. As pessoas querem segurança, sua garantia de mobilidade, ir e vir. A discussão e a troca de experiências são importantes para que possamos avançar. O exemplo de união dado pelos responsáveis pela mobilidade urbana nas cidades do estado é importante para cobrar a implantação de políticas públicas”, destacou Marcus Melo.

Criado em 1994, o Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana é formado por representantes de municípios de todas as regiões do estado para discussões sobre temas referentes ao tema. Na edição mogiana, mais de 30 cidades estão representadas. Além das discussões realizadas durante todo o dia, a programação prossegue nesta sexta-feira.

“As cidades é onde a vida acontece e onde as pessoas moram. É importante que haja o pensamento integrado de políticas públicas voltadas à habitação, saneamento, mobilidade urbana e desenvolvimento urbano”, disse o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Júnior.

A presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Raquel Chini, destacou a importância da capacitação dos participantes da reunião com as discussões. “Este é um momento único para dividir nossas experiências e capacitar nossos servidores. Como secretários, temos a obrigação de fazer o melhor para os cidadãos. Buscar uma qualidade melhor para o transporte, no dia a dia, as calçadas, o viário”, disse a presidente, que também é secretária municipal em Praia Grande.

Programação

A primeira sessão técnica da reunião começou logo após a abertura, com o tema Planos de Mobilidade, que foi coordenada pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana de Hortolândia e coordenador do Fórum Paulista, Atilio André Pereira. A mesa teve como expositores o consultor Arlindo Fernandes e o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Júnior, e como comentaristas a presidente do Fórum Paulista, Raquel Chini, e o secretário municipal de Transportes de Mogi das Cruzes, José Luiz Freire de Almeida.

Na sequência, aconteceu uma sessão especial apresentada pelo presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos, Ailton Brasiliense Pires. A discussão, que contou com a participação de todos os presentes, foi sobre uma pauta de reivindicações a ser entregue aos futuros presidente e governador.

No período da tarde, aconteceu a reunião exclusiva dos secretários e dirigentes públicos e a segunda sessão técnica, que teve como tema O Futuro dos Estacionamentos Rotativos. A mesa foi coordenada pelo consultor Alexandre Zum Winkel e como expositores o diretor da Associação Brasileira de Estacionamento – (Abrapark), Adélcio Antonini, e o diretor de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho.

Os trabalhos da quinta-feira foram encerrados com a terceira sessão técnica, sobre o Transporte de Passageiros por Aplicativos. A coordenação foi do secretário Municipal de Mobilidade Urbana de Presidente Prudente, Oswaldo Bosquet, com a participação do secretário de Mobilidade e Acessibilidade e diretor-presidente da URBES de Sorocaba, Luiz Alberto Fioravante, do diretor de Relações Institucionais da 99, Paulo Dallari, do presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da OAB/SP, Mauricio Nalin dos Santos Ferro, e do procurador da Prefeitura Municipal de Guarulhos, Jacob Paschoal. O objetivo da discussão foi debater modelos de regulamentação implantados, critérios de cadastro e formas de tributação.

As atividades continuam nesta sexta-feira, com a quarta sessão técnica do Fórum, que oferecerá uma oficina prática sobre o cálculo da planilha tarifária. A explanação será coordenada pela presidente do Fórum Paulista e terá a exposição da assessora técnica da Diretoria de Planejamento da São Paulo Transporte S/A (SPTrans), Maria Olivia Guerra Aroucha.

A participação nos debates e sessões técnicas é exclusiva para os membros do Fórum Paulista e autoridades cadastradas. (Luiz Maritan)