Formaturas do Proerd reuniram cerca de 8 mil pessoas no Ginásio Municipal

Secretaria de Educação

12 de novembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Cerca de 8 mil pessoas participaram das duas formaturas do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, programa realizado pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes e a Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes realizadas no último sábado (10/11) no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Hugo Ramos, no Mogilar. O grupo de 3.739 formandos de 43 escolas foi dividido em dois períodos. Pais e familiares compareceram em peso para prestigiar os estudantes que participaram da iniciativa neste ano.

“O Proerd é importante para as crianças se conscientizarem sobre o mal que as drogas e a violência fazem”, disse o aluno Diogo Moreira, de 11 anos, do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, um dos alunos que se destacaram nas redações e foram homenageados nas solenidades. Presente em mais de 40 países, o Proerd iniciou suas atividades em Mogi das Cruzes em 1999 e completará 20 anos de atividade no próximo ano. Mais de 100 mil alunos passaram pelo programa neste período.

Todos os alunos participantes receberam certificados. Os certificados foram entregues pelas autoridades presentes. “A instrução que os instrutores levaram às escolas são as principais formas para vocês se preparem. O conhecimento e a informação são fundamentais e é isso o que o Proerd faz, o que acaba contagiando outras pessoas”, disse o vice-prefeito Juliano Abe.

A secretária de Educação, Juliana Guedes, destacou que a importância do programa. Cerca de 90% dos alunos formandos foram da rede municipal de ensino. “É um importante trabalho que acontece no interior das escolas. Os policiais se tornam amigos das crianças e são bons exemplos para eles, para que a droga não chegue em nossas casas”.

A iniciativa oferece aos alunos do 5º ano do ensino fundamental  durante 10 semanas, informações sobre autoestima, maneiras de ficar longe das drogas e da violência com uma comunicação eficiente. “Ensinamos valores ás crianças e técnicas para dizerem não às drogas e à violência. Com os alunos homenageados destacamos a meritocracia. Eles têm vontade de levar seus conhecimentos para os pais e seus amigos”, disse o tenente-coronel Ary Kamiyama, comandante do 17º BPM/M.

Durante o evento, os instrutores do programa foram homenageados. A apresentação dos cantores mirins João Vitor Mafra, que participou do The Voice Kids, da Rede Globo e Gaby Novais, aluna da EM Prof Dermeval Arouca, que também estava se formando, animaram o público. Um dos momentos de destaque das solenidades é o juramento Proerd, em que os formandos se comprometem perante os pais, parentes, amigos e autoridades presentes, a ficarem longe das drogas e da violência. 

O paraninfo das turmas foi Gilberto Yoshiharu Maeda, diretor da Divisão de Administração e Recursos Humanos da NGK, que representou no evento as empresas compretidas com ações sociais na região. O evento contou com a presença dos secretários de Segurança, coronel Paulo Roberto Madureira Sales e de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães, a dirigente regional da Região Mogi das Cruzes, Araci Nunes Camargo, a presidente do Conseg de Cezar de Souza, Fumie Eto e o vereador Antonio Lino. (Kelli Correa Brito)