Formatura da terceira turma do projeto Chefs Notáveis acontece nesta quinta-feira

Fundo Social

19 de junho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Nesta quinta-feira (21/06), a partir das 19h30, o Fundo Social de Solidariedade promove a formatura da terceira turma do projeto Chefs Notáveis. Ao todo, 13 alunos da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Professora Jovita Franco Arouche vão receber o certificado de conclusão, juntamente a um jantar comemorativo.

A cerimônia vai acontecer na Associação dos Servidores Municipais de Mogi das Cruzes e terá clima festivo, assim como foi com a formatura das duas primeiras turmas do projeto.

Os convidados poderão degustar de um cardápio composto por ratatouille e minihamburguer como entrada, estrogonofe de frango como prato principal e brigadeiros para sobremesa.

A turma é composta por portadores de deficiência intelectual e teve como comandante Luriana Toledo, que participou do programa televisivo Masterchef. A partir de março, eles aprenderam técnicas básicas de culinária e manipulação de alimentos, em um total de cinco aulas. Depois, para concluir, tiveram também duas aulas de doces artesanais, com a professora Sheyla Reis.

O projeto Chefs Notáveis foi criado em 2017, com o objetivo de promover a inclusão por meio da gastronomia. No ano passado, foram atendidas duas turmas de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e neste ano a Emesp foi a unidade escolhida para dar continuidade à iniciativa.

A Emesp atende exclusivamente alunos deficientes e possui um trabalho pedagógico de atendimento individual e personalizado, com uma estrutura também para as mães dos alunos, que muitas vezes os acompanham enquanto eles estão na unidade.

O projeto Chefs Notáveis teve como inspiração o Instituto Chefs Especiais, uma escola com cursos de gastronomia para portadores da Síndrome de Down, que realiza jantares temáticos beneficentes na Capital.

A iniciativa visa mostrar que, se respeitadas e estimuladas, todas as pessoas podem desenvolver habilidades e se tornarem independentes nos âmbitos social, de lazer e de trabalho.

A Associação dos Servidores Municipais de Mogi das Cruzes, onde o jantar será realizado, fica na rua João XXIII, 500, no Socorro. (Lívia de Sá)