Família Acolhedora recebe cadastros de interessados em participar do projeto

Secretaria de Assistência Social

12 de abril de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Programa Família Acolhedora está recebendo cadastros de famílias interessadas em participar do projeto. A iniciativa executada pela Secretaria Municipal de Assistência Social tem como objetivo fortalecer o vínculo familiar entre crianças e adolescentes que, por motivos como violação de direitos, negligência ou maus tratos, precisam ser afastados de suas famílias,  além de oferecer proteção integral e humanizada aos assistidos. É uma alternativa aos serviços de acolhimento que vem ganhando espaço e reconhecimento em diversas regiões.

Para se candidatar, as famílias interessadas precisam atender alguns pré-requisitos: residir no município de Mogi das Cruzes por, no mínimo, 01 (um) ano; ter 21 anos ou mais; não estar no Cadastro Nacional de Adoção; não ter antecedentes criminais, comprometimento psiquiátrico ou dependência química; ter disponibilidade de tempo para os cuidados com a criança ou adolescente e para o acompanhamento obrigatório ofertado pela equipe do serviço.

Lançado em setembro do ano passado, o Programa Família Acolhedora oferece atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convívio comunitário e familiar para socialização. O atendimento prevê acolhimento provisório e excepcional para crianças (0 a 12 anos), adolescentes (de 12 a 18 anos) e, em alguns casos, jovens (de 18 a 21 anos de idade), de ambos os sexos. Inicialmente, serão disponibilizadas 15 vagas na modalidade de acolhimento familiar.

As famílias acolhedoras serão triadas e capacitadas para o atendimento e contarão com acompanhamento multiprofissional (psicóloga, assistente social, pedagoga, agente social).  Cada família poderá acolher uma criança ou adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, crianças com vínculo afetivo ou algum grau de parentesco.

Quem quiser conhecer mais detalhes ou se inscrever pode acessar o link: http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/todos-os-assuntos/programa-familia-acolhedora . Informações pelo telefone: (11) 97582-3124