Escola municipal monta brinquedoteca e horta com o apoio da comunidade e de empresas

Gabinete

20 de abril de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Escola Municipal Professora Teresa Martins Pinhal, na Vila Jundiaí, é idêntica a todas as outras da cidade, mas se diferencia em modelo de gestão. A unidade conseguiu arrecadar R$ 32 mil no ano passado para desenvolver projetos em benefício dos próprios alunos do bairro, como brinquedoteca e manutenção de horta.

Segundo o diretor da unidade, Arnaldo Rodrigues da Silva Júnior, a participação da comunidade e o empenho da equipe escolar têm trazido resultados que refletem no desempenho dos alunos.

"Instalamos aqui no pátio o Mural da Transparência, onde todas as despesas, todas as informações sobre o dia a dia da escola, ficam disponíveis. Isso atraiu ainda mais a participação da comunidade nos eventos que a escola promove para arrecadar fundos voltados a novos projetos. No caso da horta, houve estímulo ao cultivo de hortaliças, condimentos e frutas e as crianças passaram a sentir mais prazer ao verem que essa colheita vai para a alimentação delas", disse o diretor.

Ele também realiza parcerias com empresas e, com o apoio da iniciativa privada e da comunidade, conseguiu montar uma brinquedoteca para as crianças. Na escola há dez livros por aluno. O mínimo recomendado no país é um livro por estudante, segundo o diretor.

Na tarde desta quinta-feira (20/04) o prefeito Marcus Melo e o vice, Juliano Abe, foram conhecer de perto o trabalho da escola, durante visita ao bairro. "O diretor está de parabéns. É mais um grande exemplo mogiano. Ele é um exemplo de liderança local", disse o prefeito.

Segundo o vereador Jean Lopes, que participou da visita ao lado da secretária de Educação, Juliana Melo, o envolvimento da população em ações comunitárias na Vila Jundiaí faz a diferença.

"Prefeito, aqui, neste bairro, que conheço muito, que foi onde estudei, temos muitas histórias exemplares. É por isso que aproveito essa oportunidade para também parabenizar todos os funcionários públicos, que se dedicam a oferecer o melhor às crianças", disse.

Segundo o vice-prefeito Juliano Abe, a experiência da horta comunitária é uma iniciativa bem-sucedida na unidade. "Aumenta o envolvimento das crianças com aquilo que se cultiva para se alimentar e reflete na consciência sobre a natureza", disse.

A secretária Juliana Melo ressaltou o trabalho exemplar no local. "Nesta escola, prefeito, temos um diretor atuante e uma equipe que participa da vida da comunidade. Isso é o que transforma nossa rede municipal em exemplo para muitas cidades", afirmou.

Antes de irem embora, o prefeito e o vice receberam uma lembrança. "Acho que o senhor vai gostar, prefeito", disse, sorrindo, o diretor da unidade. Melo e Abe receberam vasos de pimenta e plantas cultivadas pelos próprios alunos na horta da escola.

A Vila Jundiaí é atendida por outras três escolas municipais: Profª Maria Aparecida de Faria, Profª Maria Luiza Menezes da Fonseca e CEIM Clementina Alves Dalbelles. São 733 alunos no ensino fundamental (1º ao 5º ano) e 449 alunos na educação infantil, sendo 112 alunos em período integral.