Equipamento fixo substitui radar móvel na avenida Francisco Ribeiro Nogueira

Secretaria de Mobilidade Urbana

22 de fevereiro de 2019
Equipamento de fiscalização eletrônica está sendo implantado na avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e substituirá ponto de fiscalização com radar móvel (Divulgação)

A Secretaria Municipal de Transportes está implantando um novo equipamento fixo de fiscalização de velocidade na avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, próximo ao Conjunto Primavera. O equipamento substitui o ponto de fiscalização existente no local com equipamento estático, popularmente conhecido como radar móvel.

“Os estudos e monitoramentos realizados apontam que este é um local com riscos de acidentes, com grande movimentação de veículos e também de pedestres, com o crescimento habitacional daquela região. Com a substituição do ponto de fiscalização com radar estático por um equipamento fixo, a segurança viária deve aumentar”, explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

A aferição do equipamento deverá acontecer na próxima semana e o início da operação está prevista para o dia 1º de março. Para alertar os motoristas, um banner foi colocado no ponto de instalação. “A função da fiscalização eletrônica, antes de tudo, é a prevenção de acidentes e educação do motorista sobre o perigo que o excesso de velocidade causa”, completou o secretário.

O equipamento de fiscalização da avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira completa a implantação de novos radares fixos instalados recentemente e que começaram a funcionar em janeiro. Os equipamentos foram colocados em locais considerados de risco nas avenidas Francisco Ferreira Lopes, Prefeito Carlos Alberto Lopes, Júlio Simões e Japão, além da rua Doutor Deodato Wertheimer.

“O acompanhamento que é realizado mostrou um aumento da segurança viária nos pontos, com o respeito dos motoristas ao limite de velocidade. Durante o mês de janeiro, estes novos equipamentos registraram a passagem de 2,6 milhões de veículos e apenas 0,09% deste total passaram acima do limite de velocidade”, disse José Luiz.

A implantação dos novos pontos de fiscalização eletrônica faz parte de uma série de ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes dentro do programa Mogi pela Vida, que busca o aumento da segurança viária, prevenção de acidentes e diminuição no número de mortes no trânsito na cidade. A iniciativa também abrange ações de sinalização, engenharia de tráfego e educação para o trânsito.

A relação com todos os pontos de fiscalização eletrônica em Mogi das Cruzes está disponível no site da Prefeitura, no link: www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/transporte-e-transito/pontos-de-fiscalizacao-radares-de-transito (Luiz Maritan)