Domingo será o último dia da exposição Monte Fuji, no Casarão do Chá

Secretaria de Cultura

24 de fevereiro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Este domingo (26/02) será a última oportunidade para mogianos e o todo o público interessado conferirem a exposição fotográfica Monte Fuji. A mostra está aberta desde janeiro no Casarão do Chá e é a última atração não pontual ainda em andamento pela programação do Festival de Verão de Mogi das Cruzes 2017. Nela, o visitante encontrará 40 paineis deste, que é tido como o mais emblemático símbolo cultural do Japão.

As imagens provêm dos jornais Nikkey Shimbun e Shizuoka Shimbun, que durante anos registraram, por meio das lentes de seus fotógrafos, a beleza do Monte Fuji. Os cliques são de diferentes e há, por exemplo, inúmeras imagens capturadas do alto, a partir de um helicóptero. É, portanto, uma homenagem ao monte tido como a “morada da alma dos japoneses” e também uma oportunidade para vê-lo por ângulos não convencionais.

Para os japoneses, o Monte Fuji é objeto de veneração, símbolo cultural e representante de todas as montanhas. Amado desde os primórdios, ele foi inspiração para os poemas haiku e pinturas ukiyoe. Em 2013, o local, que fica na fronteira entre as províncias de Shizuoka e Yamanashi, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidades para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco). O reconhecimento também é resultado do empenho do povo japonês em difundir sua espiritualidade intimamente ligada ao convívio com a natureza.

O Casarão do Chá fica na Estrada do Chá, número 5, no Bairro do Cocuera. Todos os domingos o espaço oferece uma atividade cultural diferente aos seus visitantes e, além disso, há opções de refeições feitas em um forno a lenha e degustações de chá. Segundo os responsáveis pelo espaço, toda a programação de 2017 já está definida e pode ser consultada pelo telefone 4792-2164 ou pela página do Facebook do Casarão do Chá. Além de rica programação cultural, o passeio também proporciona um momento de lazer com a família. Em dias de s emana, é possível agendar visitas monitoradas. O e-mail para contato é o acasaraodocha@gmail.com.