Curso Mãos na Massa realiza a primeira formatura do ano, para 106 alunos

Fundo Social

26 de maio de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo e o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, participaram, na tarde desta sexta-feira (26/05), da solenidade de formatura das primeiras turmas de 2017 do curso Mãos na Massa. De fevereiro a maio, formaram-se no curso de panificação oferecido pelo Fundo Social um total de 106 alunos, de diversas partes da cidade. São pessoas que, além de novas técnicas e habilidades, ganharam também uma perspectiva de trabalho e renda.

“Estou muito feliz por estar aqui, na primeira formatura de 2017. Os alunos desse curso são muito especiais e dão o sentido para tudo o que fazemos. Pude visitar alguns enquanto faziam o curso e vi o carinho que todos têm com os monitores e a importância que dão ao que estão aprendendo. Agradeço também às entidades e lideranças, pois sem vocês não teríamos como promover um curso itinerante. O Mãos na Massa vem ao encontro de tudo o que o Fundo Social representa" destacou a presidente do Fundo Social, Karin Melo.

O prefeito, Marcus Melo, lembrou que esse tipo de trabalho só dá resultados quando é feito de coração. "Fico muito feliz por a Karin ter aceitado o desafio de me ajudar nesta gestão e sei o quanto ela está feliz hoje, pois ela está verdadeiramente dedicada e empenhada nessa missão. O trabalho do Fundo Social é com a comunidade. Não faria o menor sentido oferecermos cursos, se a população não participasse. Obrigada, portanto, a todos que participam e que ajudam a Prefeitura diariamente a cuidar da nossa cidade" frisou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Edson Santos também discursou aos formandos. "Este é um trabalho que acompanho há muitos anos, portanto sei da sua importância. Muito mais do que oportunidade para geração de emprego e renda, o Mãos na Massa é também uma oportunidade para a formação de um grupo de amizade. Para muitos, serve como um resgate social. Parabéns a todos que estão aqui, por terem levado o curso até o final".

Emocionada, a responsável pela turma da Comunidade Cristã Servos de Cristo, Claudia Aparecida de Siqueira, deixou um grande agradecimento ao Fundo Social. "Só tenho a agradecer à Karin por ter dado continuidade aos cursos, à toda a equipe do Fundo Social, que é maravilhosa, e à Deus, pelos nossos caminhos terem se cruzado", declarou.

Comprovando a importância de promover um curso assim, a formanda e moradora do bairro Cidade Jardim, Eliane Gonçalves, de 42 anos, disse que não vê a hora de começar a vender o que aprendeu a fazer no curso. "Já cozinho, mas aprendi de tudo um pouco nesse curso. É bastante coisa que dá para fazer em casa e também para vender. Valeu muito a pena", disse, acrescentando que daqui para frente quer participar de todos os cursos que forem disponibilizados pelo Fundo Social na sua comunidade. Eliana estudou de fevereiro a março, numa turma de 20 alunos, na Paróquia Nossa Senhora da Paz.

Participaram da solenidade os secretários municipais de Educação, Juliana Guedes, de Transportes, Eduardo Rangel, do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, de Governo, Marco Soares, de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, de Finanças, Aurílio Costa Caiado, de Gestão, Marcos Regueiro, de Cultura, Mateus Sartori, de Assistência Social, Neusa Marialva, de Agricultura, Renato Abdo, o chefe de Gabinete, José Luiz Freire de Almeida e a coordenadora da Escola de Governo e Gestão, Marinês Piva. Além de prestigiarem a solenidade, todos se revezaram na entrega dos certificados de conclusão.

Formaram-se hoje 15 alunos da Igreja Batista da Vila Cintra, 20 alunos da Paróquia Nossa Senhora da Paz, 17 alunos da Comunidade Cristã Servos de Cristo, 13 alunos da Associação Cristo Ressuscitado e 41 alunos do Polo Regional da Escola de Beleza, sendo 23 alunos da turma da tarde e 18 da turma da manhã. Nos dois últimos casos, as aulas começaram no dia 11 de abril e se encerraram em 2 de maio.

O Mãos na Massa é um curso de panificação artesanal gratuito e itinerante, realizado nos bairros, em entidades, igrejas e associações. Assim, as pessoas podem estudar e obter novos conhecimentos do lado de casa. O curso oferece aos participantes o resgate da autoestima, a melhoria na alimentação da família e a oportunidade e geração de emprego e renda.

Os cursos profissionalizantes são uma das diretrizes da atuação do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, que dá andamento também a outros cursos, no Polo Regional da Esciola de Beleza. São mais cerca de 100 alunos, que vão se formar no próximo dia 21 de junho, em cursos de maquiagem, corte e costura e manicure e pedicure. Com isso, o Fundo Social de Solidariedade vai fechar o primeiro semestre deste ano com mais de 200 alunos formados.

Também está em pleno andamento, por iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, a Campanha do Agasalho 2017. A ação teve início no dia 5 de abril, estende-se até o dia 27 de julho e tem mais de 300 pontos de coleta espalhados pelo município.

Também prestigiaram a solenidade, que aconteceu no auditório do prédio-sede da Prefeitura, os vereadores Antonio Lino e Jean Lopes. (Lívia de Sá)