Crescer abre inscrições para 2º Concurso Gastronômico a partir desta quarta-feira

Secretaria de Educação

12 de setembro de 2017
Os selecionados deverão fazer sua matrícula no dia de aula. (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

O Crescer – Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação abrirá nesta quarta-feira (13/09) as inscrições para o 2º Concurso Gastronômico, realizado pelo programa. Alunos e ex-alunos de cursos de culinária do programa podem se inscrever nas seis unidades do Crescer até o dia 29 de setembro. O concurso será composto de duas modalidades: Mestre-cuca (Receitas Salgadas) e Mestre Confeiteiro (Receitas doces)

Os objetivos são valorizar os conhecimentos adquiridos nos cursos culinários do Crescer, promover a experiência no universo da Gastronomia e incentivar a criatividade dos mestres culinários. No ato da inscrição deverá ser apresentada a receita referente à primeira fase. Os alunos poderão fazer inscrições individuais ou em duplas e em uma ou nas duas modalidades.

 As etapas das competições nas duas modalidades serão no Crescer da Vila Natal. Em todas as fases, os candidatos deverão levar os pratos semi-prontos e finalizá-los no local da competição. Serão avaliados pelos jurados os seguintes critérios: apresentação do prato, sabor, criatividade, limpeza e organização.

A primeira eliminatória será no dia 11 de outubro e os candidatos deverão apresentar o prato de sua vida, uma receita livre, mas com um toque diferenciado. O tema vale para as duas modalidades. No dia 19 de outubro, na etapa semi-final da categoria Mestre-Cuca, o ingrediente obrigatório será mandioca. Para a modalidade Mestre Confeteiro, o ingrediente será o chocolate branco. A final será no dia 26 de outubro com a apresentação de um prato vegetariano nas Receitas Salgadas e um bolo de Andares para as Receitas Doces.

Os finalistas receberão uma vaga para curso do Crescer do próximo módulo no início do ano e um avental com o logo do Concurso. Os classificados para a semifinal participarão de um minicurso com a chef de cozinha Mariana Del Poente. Veja o regulamento completo no link abaixo. (Kelli Correa Brito)

Anexos