Conselho de Desenvolvimento Rural recebeu novos membros nesta quinta

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

12 de abril de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo empossou, na tarde desta quinta-feira (12/04), os novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Mogi das Cruzes para a gestão 2018-2020. O evento, realizado na sede da Secretaria de Agricultura no Mercado do Produtor Minor Harada, no Mogilar, reuniu representantes de diferentes segmentos na cidade, que atuaram juntos nas questões referentes ao desenvolvimento da agricultura, abastecimento e infraestrutura do setor no município.

Mogi das Cruzes conta com cerca de 2,5 mil produtores rurais. O setor agrícola é responsável pela geração de mais de 3 mil empregos na cidade. Melo destacou a importância da participação dos diferentes setores da Agricultura na administração da cidade. “No conselho estão reunidas as diferenças, cada um traz as experiências e necessidades de seu trabalho em seu segmento e região. É um espaço de diálogo, construção e críticas construtivas”, disse o prefeito.

A gestão anterior do conselho concluiu 85% das metas propostas e os novos membros se preparam para continuar avançando. “Essa nova gestão é importante para alicerçar todos os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Conselho. É um trabalho em conjunto entre o poder público e a sociedade civil de forma profissional e focada dentro das estratégias que são propostas para o setor”, disse o secretário de Agricultura, Renato Abdo.

O vice-prefeito Juliano Abe agradeceu a participação dos conselheiros. “Agradeço a contribuição de vocês, seu senso de cidadania em participar da gestão deste importante setor de nossa cidade”, disse. Para o presidente da Câmara, Pedro Komura, o conselho tem papel importante no fortalecimento da agricultura mogiana. “É um setor que gera muitos empregos e é bem amplo. O Conselho contribui para fortalecer e desenvolver nosso município”, disse.

O CMDR conta com 14 membros titulares e o mesmo número de suplentes. O colegiado tem como objetivos: estabelecer diretrizes para a política agrícola municipal, promover a integração dos vários segmentos do setor e assessorar o executivo em matérias relacionadas ao agronegócio na cidade. 

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura, desenvolveu o programa Mogi é Agro, que visa desenvolver o potencial agropecuário de Mogi das Cruzes em seus diferentes nichos mercadológicos e atualmente concentra todas as ações e projetos na área. As ações contam com parcerias de instituições e órgãos do setor junto ao poder público e atua junto aos produtores, infraestrutura, atacado/varejo e o consumidor final. (Kelli Correa Brito)