Banda Sinfônica do Cempre do Botujuru irá a campeonato nacional em Aracaju

Secretaria de Educação

21 de novembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Ana Karoline Passos, 11 anos, aluna do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, está se preparando para fazer sua primeira viagem de avião. Ela e mais 40 alunos que integram a Banda Sinfônica Escolar do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, irão participar no dia 9 de dezembro do XXIV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, que será realizado em Aracaju (SE). O prefeito Marcus Melo entregou na noite desta segunda-feira (20/11), no Cempre, as passagens para os alunos, que estarão acompanhados por mais sete profissionais.

“Estou muito animada. Comecei tocando clarinete e hoje estou na percussão. Adoro tocar e estamos ensaiando muito para participar do campeonato”, disse a aluna. O anúncio da viagem animou toda a comunidade do bairro, que vibrava a cada apresentação do grupo no auditório do Cempre. “Todos estão muito envolvidos. Os pais se tornaram amigos e somos uma família. Essa iniciativa da Prefeitura fará a diferença na vida das nossas crianças, eles representarão muito bem nossa cidade”, disse Marilda Araújo Gonçalves Ribeiro, mãe de Rodrigo Araújo Gonçalves Ribeiro, 12 anos, que toca saxofone.

O grupo sairá de São Paulo no dia 8/12 e voltará no dia 10/12. “Num esforço grande, mesmo com todas dificuldades financeiras, a Prefeitura vai bancar o transporte das crianças e dos monitores. É uma grande alegria possibilitar a ida das crianças ao Campeonato Nacional para que elas representem Mogi das Cruzes e o Estado de São Paulo na competição. São 15 anos de história do ensino de música na cidade. É um orgulho termos um projeto como este. Vemos o quanto eles cresceram e evoluíram, todos já são vencedores”, disse o chefe do executivo. As passagens foram adquiridas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O investimento foi de R$ 43.842,85.

A apresentação da banda será no dia 9/12 às 11 horas. “A escola deve dar oportunidade para que os alunos cresçam e ganhem novos horizontes e com a música nesta escola foi possível. A Prefeitura está sempre junto com nossas escolas com apoio do nosso prefeito. Tenho certeza que este é só o começo, eles vão trazer muitas coisas bacanas para gente. E com toda certeza, o que vai ficar de melhor é a experiência de vida”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes. O traslado e o alojamento em Aracaju (SE) foram disponibilizados pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, que organiza o campeonato.

A banda, formada por crianças de 9 a 12 anos, venceu em outubro a grande final do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, realizada em Barra Bonita (SP), o que credenciou os jovens músicos, regidos pelo maestro Ewerton Siqueira Ravelli a participar da etapa nacional. O grupo, que integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola da Secretaria Municipal de Educação, foi o vencedor da categoria banda de concerto infantil para até 15 anos e atingiu 90% da pontuação possível.

“A comunidade e a escola abraçou o projeto com muito carinho. Os resultados positivos são frutos da dedicação dos alunos, pais e equipe. Todos se emocionam e torcem junto a cada música que eles tocam”, disse a diretora do Cempre, Gisele Rodrigues Pinto. Neste sábado (25/11), a banda participará da grande final do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo – Edição 2017. Na etapa de Itaquera da competição, realizada em setembro, os alunos conquistaram o certificado de ouro, como melhor apresentação entre as bandas instrumentais e o primeiro lugar geral dentre todos os grupos de concerto. (Kelli Correa Brito)