Aprendi avaliará mais de 19 mil alunos da rede municipal de Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

07 de novembro de 2018
Nesta edição, 19.484 alunos responderão às provas. A novidade deste ano foi o início da aplicação de uma avaliação multidisciplinar no Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, que atende . . .

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes iniciou nesta quarta-feira (07/11) a aplicação da Aprendi – Avaliação Municipal das Aprendizagens, desenvolvida pela equipe do Departamento Pedagógico da Pasta. A prova é aplicada duas vezes ao ano para mais de 19 mil alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira (07/11) foi feita a avaliação de Língua Portuguesa e na quinta-feira (08/11), será a de Matemática.

Nesta edição, 19.484 alunos responderão às provas. A novidade deste ano foi o início da aplicação de uma avaliação multidisciplinar no Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, que atende alunos do 6º ao 9º ano. A avaliação para estes alunos será aplicada neste sábado (10/11).  A Aprendi auxilia no desenvolvimento de ações para aprimorar a qualidade de ensino oferecida aos estudantes.

Em 2017, a rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes alcançou seu maior IDEB, ficando com 6,8. “A Aprendi é parte importante da evolução da qualidade de ensino da rede municipal de ensino. Ampliamos a aplicação da avaliação, incluindo neste ano, os alunos do 6º ao 9º ano e fazemos, desde o ano passado, a premiação dos que alcançam 100% de aproveitamento. É um reconhecimento à dedicação dos bons alunos e ao envolvimento das famílias”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

O conteúdo da Aprendi é pautado na nas "Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores" do Ministério da Educação, alinhado à  Proposta Curricular da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes e à Base Nacional Curricular Comum (BNCC). “Os resultados possibilitam que façamos o planejamento das formações para os profissionais da rede municipal e permitem que cada unidade escolar possa analisar os resultados e replanejar sua prática”, disse Mitch Rodrigo Almeida, responsável pela coordenação da avaliação. (Kelli Correa Brito)