Aplicativos da Ouvidoria Municipal e do Semae aproximam cidadãos dos serviços municipais

Secretaria de Gestão Pública

15 de janeiro de 2018
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Acessibilidade

A população de Mogi das Cruzes tem à disposição duas ferramentas tecnológicas para registrar reclamações e solicitações de serviço e ajudar na manutenção da cidade. Os aplicativos Fala Mogi, da Ouvidoria Municipal, e Semae Conecta estão à disposição para download gratuito nos principais sistemas operacionais de celulares.

“Temos uma cidade dinâmica, em que as demandas por serviços vem aumentando. A utilização da tecnologia para aproximar o cidadão dos serviços públicos é um passo importante para a melhoria do atendimento público e da qualidade de vida das pessoas, afirmou o prefeito Marcus Melo.

O aplicativo Fala Mogi oferece ao cidadão a oportunidade de solicitar serviços junto à Ouvidoria Municipal. Neste início de operação, estão disponíveis quatro opções de solicitação: limpeza de terrenos particulares, limpeza de guias e sarjetas, limpeza de bocas de lobo, bueiros e galerias de águas pluviais e tapa-buracos. O aplicativo está disponível nas lojas App Store e Google Play.

O usuário faz um cadastro ou pode utilizar o já existente na Ouvidoria e, a partir disso, pode registrar reclamações ou sugestões, encaminhar elogios e acompanhar o andamento de suas solicitações. Uma novidade da tecnologia é que com uma foto do ponto onde a intervenção é necessária, feita do smartphone, a Prefeitura tem acesso ao georreferenciamento do ponto, facilitando a localização para execução do serviço com mais rapidez e eficiência.

A opção também está disponível no Semae Conecta para registro de ocorrências como vazamentos de água e de esgoto, em que o cidadão poderá fazer sem a necessidade de estar cadastrado. O georreferenciamento é importante porque oferece a localização exata de onde está o problema e também gera maior eficiência no atendimento.

O aplicativo do Semae, que pode ser baixado na App Store e no Google Play, também dá a opção para acesso à Agência Virtual. Neste caso, com os dados do cadastro da ligação, será possível o acesso a serviços como segunda via de conta, consulta de débitos, histórico de consumo, entre outros.