Alunos da escola Cid Torquato visitam o Viveiro de Mudas do Parque Leon Feffer

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

10 de outubro de 2018
Crianças conheceram o Viveiro de Mudas e aprenderam sobre educação ambiental com técnicos da Prefeitura (Foto: Divulgação/PMMC)

O Viveiro de Mudas no Parque Leon Feffer recebeu, nesta quarta-feira (10/10), a visita de 35 alunos da Escola Municipal Professor Cid Torquato, que fica em Varinhas. Entre os objetivos do viveiro estão a produção de mudas para arborização urbana de Mogi das Cruzes e sua doação para a população.

O diretor da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, André Miragaia, explica que o viveiro está aberto à visitação de escolas e da população. “Aqui os estudantes podem plantar, caminhar, conhecer e vivenciar uma experiência interessante sobre o comportamento da natureza, seus fenômenos e a importância da Mata Atlântica na produção e conservação da nossa água”, explica.

No local os alunos participaram do Circuito Escola, uma atividade voltada para Educação Ambiental na qual os alunos observaram o plantio de sementes e viram o funcionamento do simulador de chuva e erosão, que demonstra como se dá a ação das chuvas sobre as áreas desmatadas – traçando um comparativo com as áreas onde há árvores. Eles também vivenciaram o espaço dedicado ao sistema agroflorestal.

Sistema Agroflorestal

Outra iniciativa oferecida pelo viveiro de mudas aos estudantes é o sistema agroflorestal, que consiste no plantio de árvores nativas consorciado com o plantio de verduras, leguminosas e frutíferas. Esse sistema tem como princípio enriquecer o solo com nutrientes, adubar naturalmente e melhorar a qualidade da produção, além de produção de alimentos. Para manter o solo úmido e rico, usa-se cobertura de folhas e material decomposto da própria plantação. O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone 4798 5959.