Secretaria do Verde e Meio Ambiente
O Viveiro de Mudas no Parque Leon Feffer recebeu, nesta quarta-feira (10/10), a visita de 35 alunos da Escola Municipal Professor Cid Torquato, que fica em Varinhas. Entre os objetivos do viveiro estão a produção de mudas para arborização urbana de Mogi das Cruzes e sua doação para a população.
O diretor da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, André Miragaia, explica que o viveiro está aberto à visitação de escolas e da população. “Aqui os estudantes podem plantar, caminhar, conhecer e vivenciar uma experiência interessante sobre o comportamento da natureza, seus fenômenos e a importância da Mata Atlântica na produção e conservação da nossa água”, explica.
No local os alunos participaram do Circuito Escola, uma atividade voltada para Educação Ambiental na qual os alunos observaram o plantio de sementes e viram o funcionamento do simulador de chuva e erosão, que demonstra como se dá a ação das chuvas sobre as áreas desmatadas – traçando um comparativo com as áreas onde há árvores. Eles também vivenciaram o espaço dedicado ao sistema agroflorestal.
Sistema Agroflorestal
Outra iniciativa oferecida pelo viveiro de mudas aos estudantes é o sistema agroflorestal, que consiste no plantio de árvores nativas consorciado com o plantio de verduras, leguminosas e frutíferas. Esse sistema tem como princípio enriquecer o solo com nutrientes, adubar naturalmente e melhorar a qualidade da produção, além de produção de alimentos. Para manter o solo úmido e rico, usa-se cobertura de folhas e material decomposto da própria plantação. O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone 4798 5959.
Estudantes visitam estação de tratamento de água do Semae
Equipamento fixo substitui radar móvel na avenida Francisco Ribeiro Nogueira
Vila Lavínia será atendida neste sábado pelo Cuida+Mogi e Operação Cata-Tranqueira
Cempre de Nova Jundiapeba recebe sistema de geração de energia
Prefeito assina abertura da licitação para construção da Maternidade Municipal