Alunas do Colégio Adventista doam mechas de cabelo ao banco de perucas

Fundo Social

12 de novembro de 2018
Equipe do Colégio Adventista desenvolveu uma ação no final do mês de outubro, que resultou na doação de 120 mechas ao banco de perucas do projeto Cabelegria (Ney Sarmento/ PMMC)

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, recebeu, na tarde desta segunda-feira (12/11), a doação de mechas de cabelo, que foram entregues por alunas e representantes do Colégio Adventista. Ao todo, cerca de 120 mechas foram cedidas ao banco de perucas, que funciona em uma parceria entre o Fundo Social e a ONG Cabelegria.

As mechas foram coletadas em uma ação desenvolvida pelo colégio no final do mês de outubro, em alusão ao Outubro Rosa, na qual dezenas de alunas cortaram o cabelo, com a ajuda de cinco cabeleireiros voluntários.

O capelão da unidade de ensino, Rodrigo Paiva, explicou que duas funcionárias do colégio batalharam contra o câncer e perderam os cabelos. Isso ajudou a fortalecer a conscientização entre os alunos sobre a necessidade de ajudar as pessoas nessa situação.

“Descobrir que a cidade possui um banco de perucas como esse era a ponta que faltava para o nosso projeto, que agora pretendemos realizar todos os anos. Podem contar com o colégio no que for necessário”, destacou.

Karin explicou às seis alunas hoje presentes como funciona o banco de perucas e porque as doações são tão necessárias. “Se não tivéssemos a ajuda de pessoas como vocês, jamais conseguiríamos atender as pacientes, que merecem todo nosso carinho”, destacou, lembrando ainda que, mais do que receber doações, o banco de perucas precisa ganhar projeção entre as pessoas que podem fazer uso das perucas.

“Estamos recebendo muitas mechas, mas ainda não conseguimos levar a informação de que as perucas estão disponíveis a todas as pacientes que sabemos que existem não só em Mogi, como em toda a região. Por isso peço a ajuda de vocês para que divulguem esse projeto e nos ajudem a levar a alegria para mais e mais mulheres”, pontuou.

A presidente do Fundo Social falou também sobre o projeto Mamas do Amor, que começou a ser desenvolvido no mês passado e consiste na confecção e doação de próteses externas para mulheres mastectomizadas, produzidas com alpiste (tipo canadense) e meias três quartos.

Essas mamas já estão disponíveis para doação em diversos tamanhos e as mulheres interessadas devem entrar em contato com o Fundo Social, pelo telefone 4798-5143. (Lívia de Sá)