Ação educativa marca o Dia Mundial do Pedestre em Mogi das Cruzes

Secretaria de Mobilidade Urbana

08 de agosto de 2018
Ação contou com orientação aos pedestres sobre a forma correta para travessia de ruas e avenidas, colaborando para evitar atropelamentos (Junior Lago/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou nesta quarta-feira (08/08) uma ação especial para marcar o Dia Mundial do Pedestre. Agentes municipais de trânsito e equipes da Secretaria Municipal de Transportes estiveram em três pontos de grande circulação de pessoas e veículos para realizar um trabalho de orientação e prevenção de acidentes. No primeiro semestre deste ano, o número de atropelamentos caiu em Mogi das Cruzes, em relação ao mesmo período de 2017.

A ação foi executada nos cruzamentos da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco com a rua Braz Cubas, da avenida Francisco Ferreira Lopes com a rua Schwartzmann e da rua Dom Antonio Cândido de Alvarenga com a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, próximo à Prefeitura. Os pontos foram identificados por meio de levantamentos sobre o número de atropelamentos registrados durante o primeiro semestre e de análises pontos com risco de acidentes.

“Dentro dos trabalhos realizados pela Prefeitura para a diminuição no número de acidentes e melhoria da segurança viária, o pedestre é prioridade. Para isso, é feito o monitoramento dos números de ocorrências, a análise dos locais e risco, o planejamento e execução de ações de educação, orientação ou engenharia de tráfego”, explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

Além das orientações voltadas à travessia de pedestres, a ação também contou com a distribuição de material sobre os riscos da utilização do telefone celular por motoristas, comportamento que, ao desviar a atenção do trânsito, pode causar acidentes, inclusive atropelamentos.

“Além disso, é importante que seja criada uma cultura de respeito ao pedestre. Ele é o personagem mais frágil nas relações de trânsito, mas, ao mesmo tempo, todos somos pedestres em algum momento do dia. Sem contar as crianças, idosos e pessoas com alguma dificuldade de locomoção, quando a atenção deve ser ainda maior”, completou o secretário.

No primeiro semestre deste ano, Mogi das Cruzes registrou uma queda de 31% no número de atropelamentos registrados na cidade, em comparação com o mesmo período de 2017. Entre janeiro e junho de 2018, foram 45 ocorrências, contra 65 dos primeiros seis meses de 2017.

Analisando as vias com mais registros de ocorrências, a queda também é significativa. Na avenida Francisco Ferreira Lopes, a mais movimentada da cidade e que corta a região central do distrito de Braz Cubas, o número de registros caiu de 17 em 2017 para 7 neste ano, ou 58% a menos. Na avenida Japão, a diminuição chega a 66%, caindo de 12 em 2017 para 4 neste ano. Já na avenida Lourenço de Souza Franco, em Jundiapeba, os atropelamentos passaram de 10 em 2017 para 5 neste ano, ou 50% de queda.

Ações

A Secretaria Municipal de Transportes vem desenvolvendo intervenções específicas para aumentar a segurança dos pedestres. No mês de maio, por exemplo, a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco recebeu um semáforo com botoeira para a travessia de pedestres, nas proximidades do encontro com a rua Santana.

Além disso, foi implantado tempo para travessia de pedestres nos cruzamentos das ruas Doutor Ricardo Vilela e Doutor Deodato Wertheimer, da avenida Francisco Ferreira Lopes com a rua Schwartzmann e da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco com as ruas Braz Cubas e Princesa Isabel de Bragança.

Outra ação importante que melhorou a segurança em travessias de grande movimentação foi a implantação de travessias elevadas, conhecidas como lombofaixas, na avenida Anchieta, em frente à estação Braz Cubas da CPTM, e na rua Professor Álvaro Pavan, em frente à estação Estudantes. Este segundo ponto também ganhou um semáforo para ordenar a travessia.

Já na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, em frente ao prédio da Prefeitura, e no Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, na região central, foram implantadas faixa para a travessia de pedestres, em locais em que foi identificado alto risco da ocorrência de atropelamentos. (Luiz Maritan)