A Cidade É Aqui: Marcus Melo anuncia investimentos para Sabaúna

Gabinete

09 de agosto de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo anunciou melhorias para Sabaúna, na noite de quarta-feira (08/08), durante reunião com moradores pelo projeto “A Cidade É Aqui”, em que a Prefeitura vai a um bairro para prestar contas daquilo que foi feito, sobre o que está planejado e também para ouvir a população. Os investimentos no distrito são nas áreas de infraestrutura, saúde, segurança e saneamento. O encontro contou com a presença de secretários, vereadores e lideranças locais.

“Esta reunião é um diálogo aberto e transparente que estabelecemos com vocês. Mogi das Cruzes é um município muito grande e é impossível estar em todos os lugares. Por isso, agradecemos as reivindicações trazidas pelas lideranças. A responsabilidade de cuidar da cidade é de todos nós e a participação da sociedade torna isso mais fácil, pois temos a capacidade de transformá-la para melhor”, disse Melo.

Entre as obras anunciadas, está o recapeamento da principal via de acesso à Sabaúna, no trecho entre a passagem de nível da linha férrea e o centro do distrito. Serão, ao todo, 780 metros lineares. Os serviços começarão até o fim do ano.

O Posto de Saúde ganha o reforço de mais dois clínicos gerais. Um dos profissionais já está atuando na unidade e outra médica começará em setembro, garantindo a melhoria contínua. Além da clínica médica, o posto oferece atendimento em pediatria, ginecologia, odontologia, vacinação e procedimentos de enfermagem. São cerca 1.500 procedimentos mensais, em média.

Outra novidade será o acesso gratuito à internet na Praça Jesuíno Franco, previsto para setembro e que integra o programa Praças Digitais. Também na área de tecnologia, o distrito deve ganhar, até o fim do ano, uma câmera de monitoramento, ampliando a segurança para os moradores.

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) está investindo R$ 2,6 milhões na implantação de um sistema autônomo de esgotamento sanitário em Sabaúna. A estrutura será formada por uma Estação de Tratamento, três estações de bombeamento e 900 metros de rede coletora, todas na Vila Andrade.

 

Atualmente, a autarquia trabalha na construção das estações elevatórias e na fundação da estação de tratamento. Já foram concluídos as redes que funcionarão por gravidade (sem necessidade de bombeamento) e as contenções com rachão e gabião.

A instalação do sistema começou em abril e está com 53% de execução.

A capacidade total de tratamento será de 9 litros por segundo para atender uma população de até 4.800 pessoas. A obra tem duração prevista de dez meses.

A Vila Mathias, também na região central de Sabaúna, será contemplada posteriormente. O bairro está incluído no projeto de sistemas de esgotamento sanitário em núcleos isolados.

Além de Sabaúna, Marcus Melo apresentou as principais obras, conquistas e projetos de sua gestão para toda a cidade, como a futura Maternidade Municipal; Corredor Leste-Oeste, programa Mogi é Agro, redução da mortalidade infantil ao menor índice da história da cidade (9,48 para cada mil nascimentos), Univesp, Mogi Línguas e túneis do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio, entre outras.

Um dos destaques da apresentação foram os investimentos em segurança, entre eles a compra de 12 veículos para a Guarda Municipal, contratação de novos guardas, Polo Municipal de Segurança, Ronda Escolar, Patrulha Maria da Penha e Patrulha Rural.

Após a apresentação, os moradores puderam tirar dúvidas sobre os serviços públicos do distrito e apresentar solicitações ao prefeito e secretários. Entre os pedidos está o reforço na manutenção. A Prefeitura disponibilizará mais máquinas para os serviços graças ao financiamento com o Banco do Brasil para a compra de máquinas e equipamentos, assinado em julho, no valor de R$ 14,7 milhões. (Julio Nogueira)